Quem é que não aprova uma refeição saudável e barata?
Sempre que está é em promoção, aproveito e compro um pedaço de carne de 2a.: acém, músculo, paleta ou, até mesmo, uma costela com osso. Pago baratinho, afinal essa carne já tem bom preço e na promoção, então, nem se fala… Aí congelo e espero o dia da inspiração.
Desta vez, transformou-se numa deliciosa carne de panela guarnecida com legumes, aqueles que eu já tinha na geladeira.
Fiz assim, ó:
Numa panela de pressão grande, coloquei um fio de óleo, esperei aquecer bem e coloquei a carne em pedaços grandes (às vezes deixo inteira).
Depois de bem frita e dourada, adicionei 1 cebola picada, sal e pimenta do reino.
Então foi pra dentro água fervente o suficiente para cobri-la. Antes de fechar a panela, um galho de salsão e folhas de manjericão e salsa.
Deixei lá cozinhando por 30 minutos em fogo baixo. Abri nessa hora para ver se havia necessidade de mais tempo. Se for o caso, feche novamente e deixe no fogo por alguns minutos a mais.
Depois de bem molinha a carne, jogue dentro da panela cenouras, batatas, vagem, chuchu, mandioquinha, o que você mais gostar. Em fogo baixo sempre, espere o cozimento dos legumes e pode servir.
- Você pode também usar a carne inteira, sem fatiar. Por mais incrível que pareça, o sabor é diferente.
- Use a panela de pressão sempre em fogo baixo. Depois que pegou a pressão, não adianta deixar o fogo no alto: gasta gás à toa – afinal, a pressão de dentro não aumentará de jeito nenhum.
- Não use água fria que endurece a carne que já está aquecida, senão ela não cozinha nem em 24 horas no fogão!!!

