Ícone do site Delicias1001

Bolachinhas Húngaras

Sempre encontro essas bolachinhas à venda em empórios e supermercados refinados. Pensava: ‘Como poderia ser tão fofa, macia e com sabor super suave?
Bem, como quem não quer nada, outro dia minha costureira comentou comigo sobre sua receita, que sempre a prepara e que os recheios podem ser modificados. Fiquei cabreira e, como de costume, recebi mais um desafio para ser testado e aprovado (ou não).
Nossa, como recebo receitas e sugestões! São inúmeras, fico perdida com tantas opções. Se eu fizer (ou fizesse) todas, teria que ficar período integral na cozinha. E haja $$$ para comprar todos os ingredientes envolvidos!
Mas desta vez não sei o que foi que me moveu a mais esse teste, afinal as bolachas húngaras (como a chamamos por aqui) são fantásticas – e caras demais! Desafiei a receita e fui pra cozinha…

Para a massa, apenas misturei 500g de farinha de trigo, 250g de gordura vegetal gelada, 125ml de leite morno, uma pitada de sal e 15g de fermento biológico (1 tablete do fresco ou 1/2 pacotinho do seco). Só isso, sem açúcar e nada mais. Poderia ter saborizado com raspas de limão ou um pouco de canela em pó. Não trabalhei muito a massa para que não esquente.
À parte, tinha o recheio já frio, preparado no dia anterior, leite condensado cozido por 30 minutos. Leia logo abaixo como isso deve ser feito.

Então fui direto para a montagem, pois a massa não precisa (nem deve) descansar.
Abri aos pedaços com rolo de macarrão, cortei com a boca de um copo, recheei com uma colher (café) de leite condensado cozido, fechei bem delicadamente e levei assar em forno médio pré-aquecido por uns 20-25 minutos.
Assim que tirei do forno, passei as bolachinhas rapidamente por açúcar de confeiteiro. Deixei que esfriassem numa grade, para que isso acontecesse igualmente.
Depois, guardei em um pote fechado para que elas não perdessem sua crocância.

Rendimento: 70 deliciosas bolachas
Tempo de preparo (do início à finalização): exatos 55 minutos, por mais incrível que isso possa parecer!

DICA: 
***Como cozinhar o leite condensado: Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão, cubra com água e umas gotinhas de vinagre ou limão (para não pretejar a panela). Quando começar a pressão, abaixe o fogo, deixe 30 minutos e está pronto. Tire da panela, coloque a lata numa vasilha com água fria e espere esfriar sozinha. Se você abrir a lata ainda quente, o doce espirra e pode te queimar. Cuidado!

Sugestões para o recheio:
– brigadeiro
– goiabada
– geleias mais consistentes
– leite condensado cozido com amendoim, nozes ou coco ralado
– doce de nozes
– damasco moído com leite condensado
– o que tiver em casa…

Sair da versão mobile