Ícone do site Delicias1001

Filé mignon suíno ao molho de champignon

Finalmente alguém se lembrou de fazer propaganda positiva da carne suína (e não ‘de porco’, por favor!). Ainda há pessoas que a relacionam com as maneiras antigas de criar o animal, mas hoje todos recebem ração balanceada e comem (quem sabe!) melhor que nós humanos… São nutricionistas e zootecnistas que fazem toda formulação, o que garante uma carne magra e com baixíssimo nível de coleterol.
Agradeço a Tatiana do blog Panelaterapia que postou primeiramente esta receita, pela tentativa de desmistificação deste alimento tão rico e tão controverso!

Palavras da Tati: “Tem muita gente que ainda tem preconceito com carne de porco porque acha que é muito “gorda”, mas saiba que depende do corte. Alguns são mais magros do que o comparativo bovino. É o caso do filé mignon. O filé suíno é mais magro, tem menos gordura e menos colesterol (dá uma olhada na tabela comparativa) e eu particularmente adoro!!!

Aqui foi coisa rápida: cortei e temperei os filés com vinho branco, ervas finas, alho, pimenta branca e azeite e deixei marinar por 24 horas. Refoguei uma cebola no azeite até quase dissolver, somei a carne e deixei dourar. Acrescentei um vidro pequeno de champignons (drenado), 1 colher (sobremesa) de extrato de tomate, 1 colher (sopa) de mostarda, 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) e 100ml de água. Quando a água reduziu pela metade, polvilhei por cima 1 colher de sopa de amido de milho e misture bem. Juntei mais um pouco de água e deixe ferver até a consistência que eu queria. Salpiquei umas ervinhas por cima e um pouco mais de pimenta. Booom que só!
Mas ó, tem que caprichar na marinada da carne, senão fica fraco de sabor viu?”

Sair da versão mobile