Ícone do site Delicias1001

Pãozinho com fermento natural

Este pão, também conhecido como ‘Pão de Cristo’, basicamente só pode ser feito se você receber o fermento de um amigo. Digo basicamente porque, pesquisando, encontrei a semente dele.
Agora todo mundo pode começar o processo que é bastante lento, mas realmente vale a pena.

Detalhe: Dizem que o Pão de Cristo leva esse nome porque a pessoa que faz tem que ter ‘uma paciência de Cristo’. Já ouvi dizer que é porque que faz o pão tem que fazer a ‘multiplicação do fermento’. Mas isso são só especulações…
Preparação do fermento:
1 vidro (litro) de fermento caseiro (leia abaixo como fazer)
1 litro de água morna
½ colher (sopa) de sal
6 colheres (sopa) de farinha
4 colheres (sopa) de açúcar
Para o pão:
1 vidro (litro) de fermento caseiro
½ colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de gordura (ou óleo)
3 colheres (sopa) de açúcar
farinha até dar o ponto
Modo de preparo
Para fazer este fermento, é necessário ter sempre 1 litro do fermento semente. Depois acrescente 1 litro de água morna, ½ colher de sal, 6 colheres de farinha e 4 colheres de açúcar. Misture todos os ingredientes. Guarde 1 litro do fermento semente na geladeira para fazer para a próxima vez.
Com o outro litro do fermento é feito o pão caseiro.
Mistura-se então, o fermento, ½ colher sopa de sal, 1 colher de gordura, 3 colheres de açúcar e a farinha até dar o ponto de bolo mais mole.
Coloque em uma bacia e deixe descansar por 12 horas.
Após acrescente mais farinha até ficar no ponto de pão mais duro.
Amasse bem e passe no cilindro.
Enrole os pães e deixe crescer.
Quando tiver já crescido levar ao forno por aproximadamente 45 minutos.
FERMENTO NATURAL

1. No primeiro dia, misture tudo em um recipiente vitrificado (vidro, cerâmica etc). A massa não deve ficar nem muito dura nem muito mole, sua consistência deve se aproximar à de purê de batatas.
2. Cubra com um pano de prato limpo ou papel absorvente, prenda com um elástico e deixe repousar em local escuro, ventilado, sem barulho ou trepidações.
3. No segundo dia nada deve ter acontecido.
4. No terceiro dia em diante, dependendo da região (temperatura) a atividade de microorganismos já pode ter iniciado. Essa atividade pode ser notada com o aparecimento crescente de bolhas de ar na superfície da mistura.
5. Quando a formação de bolhas for bastante evidente, indica que a mistura já fermentou e deve ser alimentada.
6. Junte 25g de farinha de trigo, 25g de farinha integral e cerca de 35ml de água. Misture tudo, torne a cobrir o pote e deixe mais 12 horas.
7. Após as 12 primeiras horas que seguiram desde a primeira alimentação verifique o fermento. Se estiver novamente com muitas bolhas na superfície é hora de alimentar novamente.
8. Continue alimentando o fermento a cada 12 horas por pelo menos 5 dias.
9. Após 5 dias alimentando o fermento diariamente, este já tem força e estrutura suficiente para ser transferido para um tupperware maior e passar a habitar a geladeira.
10. Alimente o fermento novamente (sempre com a mesma medida indicada de água e farinhas) após o fermento voltar a crescer já pode ser levado à geladeira.
11. De agora em diante alimente seu fermento 2 vezes por semana seguindo as instruções.
12. Quando o volume do fermento estiver muito grande, retire 1/3 da mistura (use, dê pra um amigo, ou simplesmente jogue fora).

Fonte do fermento natural AQUI
Não perca nadinha do que é publicado no Delícias 1001 . Assine nossa newsletter. É totalmente grátis!

Sair da versão mobile