Ícone do site Delicias1001

Cuca de Maçãs

…a famosa Apfelstreuselkuchen

Streuselkuchen é uma especialidade alemã feita tradicionalmente de uma massa de levedura coberta com farofa em  migalhas. A palavra “streusel” (a palavra alemã que significa “algo disperso ou polvilhado”) refere-se a uma farofa preparada com manteiga, farinha e açúcar branco. Esta massa fermentada pode ser coberta com qualquer fruta, mas desta vez me rendi novamente à acidez da maçã. A farofa dá ao bolo uma crocância doce e agradável e ainda mais equilibrada com o frescor da fruta.

Aproveitando a safra das maçãs, preparei um bolo especialíssimo e sofisticado. Mas de simples execução!

Comecei a receita preparando a farofa. Misturei com as pontas dos dedos 1 xícara de farinha de trigo, 5 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de sopa de margarina. Reservei.
Para a massa, coloquei na tigela da batedeira 1 xícara de farinha de trigo, ½ de xícara de açúcar, 1 envelope de fermento biológico instantâneo (para pães) e 1 pitada de sal. Em separado, levei ao micro-ondas ¼ xícara de água, ½ xícara de margarina e ¼ xícara de leite até que derretesse (foram 45 segundos). Não deixe que ferva (apenas aqueça) essa mistura, senão ‘mata’ todos os bichinhos do fermento!
Misturei o líquido aos ingredientes secos batendo por 2 minutos apenas.
Adicionei 2 ovos e mais ½ xícara de farinha e continuei batendo.
Então, coloquei mais 1 xícara de farinha e bati mais um pouco.
Dica: Caso sua batedeira seja potente, pode continuar usando ela mesmo. Senão, continue a receita mexendo bem com uma colher de pau.
Acomodei esta massa em uma assadeira (pequena – 20 x 30cm) untada e polvilhada. Cortei 4 maçãs em fatias grossas e arrumei por cima. Eu aproveitei para incrementar e coloquei também alguns damascos, ameixas e uvas passas por cima.
Joguei por cima a farofa reservada.
Cobri a cuca com um saco plástico e deixei crescer até dobrasse de volume.
Levei para assar em forno médio (200ºC) pré-aquecido por cerca de 25-30 minutos.
Cortei em quadrados para servir.

Fonte de inspiração AQUI

Sair da versão mobile