…a famosa Apfelstreuselkuchen
Streuselkuchen é uma especialidade alemã feita tradicionalmente de uma massa de levedura coberta com farofa em migalhas. A palavra “streusel” (a palavra alemã que significa “algo disperso ou polvilhado”) refere-se a uma farofa preparada com manteiga, farinha e açúcar branco. Esta massa fermentada pode ser coberta com qualquer fruta, mas desta vez me rendi novamente à acidez da maçã. A farofa dá ao bolo uma crocância doce e agradável e ainda mais equilibrada com o frescor da fruta.
Aproveitando a safra das maçãs, preparei um bolo especialíssimo e sofisticado. Mas de simples execução!
Comecei a receita preparando a farofa. Misturei com as pontas dos dedos 1 xícara de farinha de trigo, 5 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de sopa de margarina. Reservei.
Para a massa, coloquei na tigela da batedeira 1 xícara de farinha de trigo, ½ de xícara de açúcar, 1 envelope de fermento biológico instantâneo (para pães) e 1 pitada de sal. Em separado, levei ao micro-ondas ¼ xícara de água, ½ xícara de margarina e ¼ xícara de leite até que derretesse (foram 45 segundos). Não deixe que ferva (apenas aqueça) essa mistura, senão ‘mata’ todos os bichinhos do fermento!
Misturei o líquido aos ingredientes secos batendo por 2 minutos apenas.
Adicionei 2 ovos e mais ½ xícara de farinha e continuei batendo.
Então, coloquei mais 1 xícara de farinha e bati mais um pouco.
Dica: Caso sua batedeira seja potente, pode continuar usando ela mesmo. Senão, continue a receita mexendo bem com uma colher de pau.
Dica: Caso sua batedeira seja potente, pode continuar usando ela mesmo. Senão, continue a receita mexendo bem com uma colher de pau.
Acomodei esta massa em uma assadeira (pequena – 20 x 30cm) untada e polvilhada. Cortei 4 maçãs em fatias grossas e arrumei por cima. Eu aproveitei para incrementar e coloquei também alguns damascos, ameixas e uvas passas por cima.
Joguei por cima a farofa reservada.
Cobri a cuca com um saco plástico e deixei crescer até dobrasse de volume.
Levei para assar em forno médio (200ºC) pré-aquecido por cerca de 25-30 minutos.
Cortei em quadrados para servir.
Fonte de inspiração AQUI

Oi Deborah, essa cuca me deixou com uma vontade louca de comer um pedaço. AI que delícia que deve estar.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Que legal! Outro dia mesmo estava perguntando a um descendente de alemão a origem da famosa cuca. Adorei as informações, obrigada!
hummy!!! sensacional a sua receita…maçãs acidas, damascos e passas doces, massa macia e farofa crocamte! explosão de texturas e sabores!
http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/
Deborah sou fã de cucas e esta parece deliciosa! Estou levando a receita comigo!!!
Bjsss e boa semana!
Mel
Deborah, postei uma cuca de fermento em pó, mas estou louca para testar uma com fermento biológico e a sua está fantástica!!Levo a receita e assim que fizer te conto!!
Um abraço!!
Debbinha!!! Sua cuca é uma delícia!!!!Adoramos!!! Quem provou quentinha achou d+!! Obrigada !!!!!bjo
Olga
Olá Deborah, sou novata aqui no seu cantinho, to adorando suas receitas. Hoje testei a receita de cuca,como estava sem maças fiz com cubinhos de goiabada, ficou excelente, a massa ficou super fofa. Obrigada por partinhar essas delícias! Abraço ótimo final de semana!!!