Começou a temporada dos doces de Natal…
Vou pra cozinha e começo o preparo de delícias que não preparamos em outras datas, nem sei porquê! Afinal, pra que esperar o Natal para saborear doces tão únicos?
Coloquei numa tigela 200g de manteiga (margarina não), 1 xícara de açúcar, 3 ovos inteiros e 1 xícara de leite. Misturei bem e fui adicionando aos poucos 5 xícaras de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó (químico), até que a massa ficasse em ponto de enrolar como nhoque. Se necessário, mais farinha colocaria.
Fiz cordões e cortei com uma faca (imagem 1), acomodando os pedacinhos de massa numa assadeira sem untar (imagem 2).
Levei assar em forno 180C até que dourassem (imagem 3).
Depois de frios, preparei uma calda com ½ kg de açúcar e 2 ½ xícaras de água. Mexi bem a mistura e levei ao fogo sem mexer até que começasse a engrossar. Isso levou uns 10-15 minutos. Então, para ver se o ponto da calda estava bom, peguei na borda da panela uma pequena porção. Pinguei numa tigelinha com água limpa (imagem 4) e tentei juntar a calda com as pontas dos dedos. Esse é o ponto, também conhecido como ‘ponto de bala mole’. Então, desliguei o fogo e acrescentei 1 clara em neve, que já tinha batido antes. Misturei bem e rapidamente joguei dentro todas as cavacas, que começam açucarar no mesmo instante. Retirei-as e deixei que secassem novamente na assadeira.
O resultado pode ser visto na foto no alto da página!

