Ícone do site Delicias1001

Pão italiano rápido caseiro

pão italiano2

O que pensar para o lanche da tarde? Ainda mais, com esse frio que está batendo à nossa porta. Escolher o que fazer é um dos desafios mais persistentes em nosso dia a dia. Muitas vezes insistimos em pratos já habituais, aqueles que teimam em não sair de nossas cabeças e de nossas mesas. Alguns deles repetem por pura pressa ou falta de criatividade. Mas hoje eu trago algo simples, que vai definitivamente mudar o paladar de muita gente. Com poucos ingredientes, seu sabor simples dá ênfase ao recheio e acompanhamentos, muitas vezes um patê, manteiga, queijo cremoso, ou até mesmo uma sopa ou creme, uma caponata ou escabeche (pesquise por receitas aqui no Delícias1001).

Este é consistente, com casquinha grossa, porém crocante, quando ainda quente. Seu miolo é macio e não esfarela. Delícia pura!

Nada melhor que algo que aqueça a noite fria, esse pão italiano além de baratíssimo, é de rápido preparo. Ideal para quando queremos inovar em cima da hora. O preparo de um pão geralmente leva horas, principalmente pensando em crescimento garantido e resultado fofo. Neste caso, em 1 hora já pode ser servido.

Desta vez, usei minha batedeira que suporta o peso de massas em geral. Caso você não tenha uma, não se preocupe, pode amassar na mão mesmo e rapidamente.

Eu fiz assim:

Coloquei na tigela da batedeira:

Dei uma leve misturada.

Acrescentei 1 xícara de água morna (30 segundos no micro).

Atenção: Cuidado com a temperatura da água pois o fermento é algo bastante sensível e delicado. Ele gosta de água morna, mas você poderá matá-lo caso queime-o.  Então seja gentil e não deixe a água mais quente que você a suportaria.

Bata mais um pouco e, depois de bem homogeneizado, acrescente 2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

Deixe bater por mais 5 minutos, até formar uma bola de massa. Caso haja necessidade, adicione mais trigo, mas até que essa bola esteja firme, mas macia.

Polvilhe a massa com uma finíssima camada de farinha e cubra a massa com um filme plástico. Guarde dentro de algum lugar sem vento, eu escolhi o micro-ondas, por 30 minutos, ou até dobrar de volume.

Então, após esse tempo, retire o plástico, soque a massa para diminuir os gases que há dentro e cubra novamente por 10 minutos de descanso.

Unte uma assadeira com azeite, estique a massa com as mãos, dando o formato de um filão ou baguete. Fure com as pontas dos dedos, faça cortes na superfície com uma faca bem afiada, regue com azeite e leve ao forno 200°C por uns 20-30 minutos, ou até pegar cor.

Sirva imediatamente com manteiga em temperatura ambiente ou requeijão cremoso.

Wow, fantástico!

No dia seguinte (se sobrar!), continuará macio por dentro e crocante por fora.

 

Sair da versão mobile