Na receita original de galinhada iria a galinha mesmo, com carne mais dura e sabor marcante. Mas não queria perder meu tempo cozinhando e me preocupando com a maciez da carne. Assim entrou o frango no prato. Queria algo sem complicação. Sabem que minha sogra veio almoçar com a gente e ela aprovou. E se sogra aprova, pode crer, né?
Fiz assim:
Comecei o preparo lavando 500g de frango (coxa e sobrecoxa picadas em tamanho menor) e secando. Misturei com 1 colher (sopa) de vinagre branco e 1 colher (sopa) de tempero pronto completo, tipo Arisco. Reservei.
Levei numa panela grande um fio de óleo com fatias de bacon picado, a quantidade foi a gosto. Se você gosta bem temperado, coloque 1 xícara de bacon em cubinhos. Coloquei então o frango e mexi bem até dourar completamente. Fritei bem, acrescentei 1 cebola picada bem miudinho e refoguei. Adicionei 1 pedaço de linguiça portuguesa seca, sem pele, cortada em rodelas, 2 ½ xícaras de arroz cru, sem lavar e 1 cubinho de caldo de galinha. Mexi bem e acrescentei 5 xícaras de água fervente e 1 xícara de ervilha fresca congelada. Provei o sabor da água e acertei o sal. Coloquei também salsinha e manjerona picados.
Abaixei o fogo e deixei cozinhar lentamente até que a água secasse e o arroz cozinhasse.
Tampei a panela assim que estava a meu gosto e deixei a galinhada descansar sem pressa.
Assim, estava pronto meu almoço.
- 500g de frango (coxa e sobrecoxa)
- 1 colher (sopa) de vinagre branco
- 1 colher (sopa) de tempero pronto completo
- óleo
- 1 xícara de bacon em cubinhos
- 1 cebola
- 1 pedaço de linguiça portuguesa seca
- 2 ½ xícaras de arroz cru
- 1 cubinho de caldo de galinha
- 5 xícaras de água fervente
- 1 xícara de ervilha fresca congelada
- sal
- salsinha
- manjerona