Pão australiano


Finalmente hoje saiu o famoso PÃO AUSTRALIANO, que na verdade de australiano não tem nada nada, … bom lembrar que na França não tem o nosso amado pão francês e nem a linguiça portuguesa em Portugal. 😳

Bom, voltando pro pão de hoje, fazia um bom tempo que eu estava perseguindo uma receita confiável, fácil e prática. E dessa vez ela veio. Uhuuuuu Encontrei no perfil da Renata do @goriahuk , que afirmou que havia adaptado a receita do Silvio do @meninoscomemmais … Ou seja, todo mundo dá uma mexida na receita que chega e coloca seu jeitinho. E assim a vida da cozinha caminha e a receita atualizada vai adiante. Graças a Deus e à liberdade de expressão. Sim, “liberdade de expressão” pra gente se comunicar através dos ingredientes e dos nossos instintos culinários. Concorda?

Assim, comecei separando os ingredientes. Eu fiz com fermento natural, mas mais abaixo coloco também uma opção pra quem não tem acesso ao levain. Não tem desculpa pra não fazer em casa hein?

Coloquei na batedeira:
✔200g de farinha de trigo
✔200 g de farinha de trigo integral
✔230 g água
Misturei bem e guardei a tigela num saco plástico na geladeira por 1 hora.

Então voltei pra batedeira acrescentando:
✔120g de levain refrescado 1:2:2
✔40g açúcar mascavo
✔15 g de cacau em pó
✔65 g de mel
✔8g de sal
Bati bem por 5 min e juntei
✔25 g de manteiga em temperatura ambiente.

Opção para substituir o levain é usar 10g de fermento biológico seco.

Sovei na batedeira por 8 min. Envolvi naquele saco plástico e comecei uma série de dobras a cada 30 min. Foram 3 dobras. (No 1o. comentário eu ensino como fazer as dobras, ok?)

Após a terceira dobra, aguardei 30 minutos e modelei o pão, colocando dentro de uma forma para pão com um papel manteiga no fundo e bem untada nas laterais.

Deixei crescer até dobrar de volume, polvilhei fubá por cima e levei assar no forno 190C por 30 minutos.

Então, retirei o pão da forma para esfriar em cima de uma grade.

#paoaustraliano @outbackbrasil #paopreto #fermentaçãonatural