Nada melhor que presentear quem a gente gosta com algo feito com carinho…
Para isso, preparei essas bolachinhas que entreguei a amigos muito queridos após revivermos juntos momentos tão especiais…
Coloquei numa tigela alta 2 xícaras de açúcar mascavo e 200g de margarina sem sal. Mexi bem, usando uma colher grande. Adicionei 2 ovos inteiros e mexi novamente. Acrescentei 3 ½ xícaras de farinha de trigo, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher (chá) de baunilha. Incorporei tudo, formando uma massa bem homogênea. Por último, então, juntei 100g de castanhas do pará moídas grosseiramente.
Cubri a tigela com um plástico e levei à geladeira por 1 hora, deixando-a descansar.
Depois desse tempo, abri a massa com um rolo de macarrão em uma espessura de uns 0,5cm. Cortei com um cortador (ou poderia ser usado a boca de um cálice) e transferi as bolachinhas para uma assadeira untada. Polvilhei açúcar refinado por cima para dar um charme.
Assei em forno pré-aquecido (180C) por de 10 a 12 minutos.
| Fofas assim! |
Essa receita foi inspirada em uma que encontrei num livro antiiiiigo (sem capa, nem nome) que ganhei de minha vó no século passado!
| A ‘lembrancinha’ ficou assim… |

Que delícia Deborah! Adoro esses mimos, acho que oferecer às pessoas queridas algo feito por nós não tem preço, é prazer recíproco :o)
que biscoitos mais saborosos, crocantes, divinos! ideia muito legal para presentear quem amamos!
Deh querida
Os biscoitinhos estavam deliciosos, e como disse a Renata ali em cima, esses mimos não tem preço!
Obrigada!!!
que delicia eu adoro, esses biscoitinhos
Oi Deborah
Será que posso substituir o açucar mascavo na receita, sem perder o ponto? nao aprecio açucar mascavo…
um grande abç.
Sil
Não te aconselho em substituir o açúcar mascavo. Mesmo não te agradando no sabor, faça os biscoitinhos assim mesmo e verá que o sabor não altera, somente a textura. Ele fica bem crocante…
Caso vc o substitua por outro açúcar, me conte o resultado, viu? Talvez se trocasse por açúcar cristal…
Bjs
Olá Deborah,
Eu e meu filho acabamos de fazer essas bolachinhas, ficaram super saborosas!! Usamos cortadores de biscoito, então imagine a gracinha que ficou! Apenas acrescentei 2 colheres de linhaça dourada triturada, acredito que isso não tenha alterado o sabor. Quando tirei do forno as bolachinhas ainda estavam meio moles, então deixei assar por mais um tempinho, ficaram crocantes, porém meio durinhas, praticamente impossível de se comer, não entendi porque as bolachinhas ficaram tão duras !! O que será que pode ter acontecido ?? Bjs
Cilene
Acredito que elas devam ter ficado mais durinhas por causa do tempo de forno. A gente deve tirá-las do calor do forno quando douradas e não quando firmes! Depois de frias elas enrijecem e ficam crocantes como apreciamos…
Da próxima vez, então, tente deixar menos tempo.
Bjs
foi bom ter lido isso