Canjica com trigo integral em grão

Não sei o nome dessa delícia. Minha vó sempre que preparava, dizia: “Fiz trigo em grão, vem comer!
Minha sobrinha Suzana andava me cobrando e fiz pra ela se ‘empanturrar’ de tanto comer!

Seria este o melhor nome?
Pensei em ‘canjica’, mas não é de milho!
Talvez ‘sopa’, mas doce e quentinha? Não gosto.
Acho que ‘mingau’ seria melhor.
Mas aceito sugestões…

Deixei de molho por 4 horas 350g de trigo integral em grão.

Joguei fora a água do molho e coloquei numa panela de pressão até cobrir o trigo com água limpa e passar uns 2 dedos. Cozinhei por 30-40 minutos. Até amolecer bem.
Depois de bem molinho, abri a panela, cobri com 600ml de leite integral fervente, 1 lata de leite condensado e mais açúcar, se quiser. Ah, também coloquei 1 pauzinho de canela.
E ferve que ferve! Mexa de vez em quando.
Até o caldo engrossar e ficar saborosíssimo!

 

44 comentários

  1. Aiii… adoro canjica… e com esses grãos de trigo deve ficar muito bom tb!!!

    Nome simples para a receita: “Doce de trigo em grão da Vovó…”

    Em casa temos: Bolo de chocolate do Tio Carlão, Sorvete da Mary, Bolinhos de Fubá da Tia Maria etc.
    Ahhh….e agora tem a Pururuca do Delicias (juro!) rsrs

    Beijinhos!!! =))

  2. Olha, aqui em casa como muito o trigo como salada. Mas nunca tinha visto uma receita assim, deve ficar deliciosa…além de muito nutritiva, né! =)
    Receita de vó é especial! Tb prefiro mingauzim…
    Um bejim procê!

  3. Deborah, nunca encontre trigo em grão no MT para vender. Conheço uma sobremesa ucraniana que se usa o trigo e não pude fazê-la ainda! Mandara o doce do Sul pra mim, acredita? O nome é Kutiá, mas muita gente o conhece como Kutiú.
    Bom, sugestões… Existe arroz doce… Doce de Trigo em Grãos acho que ficaria bom!
    Ainda vou encontrar o trigo!rsrs

    Bjo,
    Talita Cristina

  4. Recebi este email da Kris:
    “Querida Deborah , o nome KRIS é o diminuitivo de Kristo nome Grego dado por minha mae grega. Então o nome é mesmo BILILA muito usado no Egyto, modestia a parte eu sou um “cordon bleu” em comidas Arabes que costumo fazer para minha familia e elas gostam e eu é para não esquecer o gosto do Egyto,
    um grande abraço.”

    Obrigada pela sua participação, Kris

  5. Um dos doces mais antigos na cultura gaúcha: a canjica de trigo, que servia de fonte de proteínas para prolongar os “fandangos” bailinhos de domingo a tarde.
    Além de ser gostoso, bom para funcionamento do intestino e natural.
    Abraços

  6. Minha mãe fazia quando eu era criança…Que saudades… Eu adoro esta canjica de trigo em grão… Se preferir pode colocar coco ralado ou leite de coco e depois de bem cozido quando desligar a panela vc pode acrescentar uma lata de creme de leite, fica um caldo maravilhoso. Canela polvilhada da um sabor especial… Um abraço.

  7. olha eu conheço esse trigo como (cotia)nao sei se e assim que escreve pois esse trigo e ceia de natal dos hucranianos, mas e uma delicia.

  8. Ah…
    Isso no Egito é “Belila”… De manhãzinha no Cairo tem uns tiozinhos que vendem nos carrinhos.
    Lá se serve separado: Primeiro se coloca o trigo cozido, depois o leite (com creme, açúcar, etc…) e depois se polvilha com coco ralado.
    Em casa dá pra incrementar mais, com uva passa, castanhas…

    ADORO! :)

  9. Quando era pequena minha família era muito simples, passava muitas necessidades, ficava esperando a hora de ir para o colégio, que naquela época se chamava de grupo escolar, eles serviam um tal mingau que eu amava pegava a fila duas ou três vezes só para comer, este me parece este tal mingau amei vou fazer, felicidades.

    • Verdade, Malu?
      Espero que você mate suas saudades com este ‘mingau’.
      Depois me conta se realmente era este o de sua infância!
      Bjs

      • Clara
        Tempo bom, ne´? Aprendi com minha avó. Antes eu só encontrava o trigo em grandes redes, hoje em dia está bem mais fácil para repetir a receita.
        Bjs

      • Não posso me omitir de comentar mas também faz parte da minha infância as freiras do colégio navegantes em port9 alegre preparavam para nossa merenda. E chamavam de mingau de triguinHo. Maravilha indo para cozinha preparar. Obrigada .

  10. A minha infância inteira, eu comi canjica de trigo, muito porque meu pai plantava trigo. Mas não essa feita com leite condensado e coco, bem porque, leite condensado era muito raro. Era cozido com água e açúcar, na hora de comer se colocava ou não leite e canela.

  11. Esse trigo se chama Kutiá
    Prato típico nas cozinhas eslava, russa, ucraniana, polonesa e bielorrussa. Muito usado nas ceias natalinas.
    Uma delícia, na receita original vai mel( ou açucar) nozes, passas, leite condensado.

  12. Eu conheço por dois nomes leite trigada ou trigo com leite se prepara de forma similar ao arroz doce, e se consome em algumas regiões de Perú, Bolivia, Mexico. Porém até onde eu sei és originário da República Dominicana, não sei se ainda o fazem, pois é uma receita muito antigo (eu diria do antanho) porém deliciciosa tem muita proteína porém também muito carboidrato
    Espero ter ajudado

  13. Assim como Arroz doce ou arroz com leite, conheço esse doce por trigo doce ou trigo com leite e é como a maioria dos comentários que li, sabor de passado, família, infância. Que delícia, vou fazer jaaaaaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *