Como caramelizar forma para pudim?

Muita gente me pergunta “como caramelizar uma forma para pudim?
Bom, a dúvida já começa no ‘caramelizar’ ou ‘caramelar’… Coisas da língua! Após pesquisar muito, descobri que a primeira opção seria a mais correta, embora a outra também aceitável.
Fora a tentativa de aula de Português, devo partir para a super dica de hoje. Afinal trata-se de algo simples, mas que ainda traz uma certa resistência no preparo de pudins em geral.
Há tempos atrás eu costumava colocar o açúcar diretamente na forma com buraco e levava à boca do fogão, o que resultava em duas possibilidades: a calda se queimava e ficava amarga ou minha mão é que queimava, ao segurar e mexer a forma!
Procurei por soluções e voltei ao tempo da vovó, numa maneira mais simples, segura e com resultado garantido.
Fácil assim:
Levei à uma panela média 2 xícaras de açúcar refinado e 1 xícara de água fria. Mexi bem e acendi a chama. A partir daí, não mexi mais a futura calda. (Guarde as colheres. Se ela for mexida fervendo, vira bala!)
A princípio, ela ferve branquinha. Aos poucos, começa a dourar… É importante que não se saia de perto da panela, porque a calda se transforma rapidamente. Quando alcança uma cor de guaraná, já está pronta. Basta derrubá-la dentro da forma com cuidado.
Então, com um guardanapo em mãos, segure a forma e gire-a lentamente para que a calda escorra por toda ela.
Acompanhe as imagens abaixo.
Tudo certo? Bem explicadinho?
Espero que sim!

 



31 thoughts on “Como caramelizar forma para pudim?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *