Para aquele domingo junto à família está o pernil suíno assado que, além de delicioso, exibe maior rendimento e economia caso seja preparado da forma correta.
Este fica extremamente macio e saboroso!
1 peça de pernil com aproximadamente 2kg
150g de bacon cortados em palitos
150g de lingüiça defumada cortada em cubos
2 cenouras cortada em cubos
150g de azeitonas verdes
2 cebolas
6 dentes de alho
1/2 copo (americano) de azeite
1/2 copo (americano) de vinagre branco
1 colher (sopa) de sal
1/2 maço de cheiro verde
Modo de Preparo:
Com uma faca de ponta afiada, faça furos na peça do pernil, em seguida preencha estes furos com lingüiça, cenoura, bacon e azeitonas. Bata no liqüidificador a cebola, o alho, o azeite, o vinagre (ou vinho branco seco), o sal e o cheiro verde. Jogue em cima da peça e deixe descansar por pelo menos 1h. Eu costumo temperar de véspera. (Eu coloco num saco grande com o tempero e fecho com uma abraçadeira para poder virar sempre que me lembro. Conserve em geladeira.)
Em uma assadeira coloque o pernil com a capa de gordura e o molho por cima, leve para assar em fogo alto, bem alto mesmo, para formar uma crosta ao seu redor e ele não perder líquido durante ese processo. Assim está selado!!!
Depois que estiver bem corado, baixe o forno ao mínimo e deixe lá até mais ou menos 3 horas (ou mais) até você espetar a peça com um garfo longo e ele sair facilmente (isso é sinal de que já está bem cozido e macio). De vez em quando, com uma colher jogue o molho da assadeira por cima do pernil. Não cubra com papel nenhum. Mas se você quiser um forno bem limpinho, coloque sem culpa, mas só depois de selado!
Dicas:
Para aprimorar ainda mais o sabor do seu pernil, decore o prato depois de assado com rodelas de limão e batatas cozidas.
Pode ainda ser servido com determinados molhos como os preparados a base de alho com maionese, ou mesmo com pimenta e mostarda, incrementando ainda mais o seu sabor.
Como acompanhamentos práticos e mais saborosos estão as farofas, que doces ou salgadas, mesmo porque a maioria das vezes são feitas com farinha de milho, ovo e couve, um famoso típico mineiro ao lado de outros alimentos considerados verdadeira tradição em toda família brasileira.
As frutas como ameixas, maçãs e abacaxis são usadas como acompanhamento totalmente saudável e sempre como perfeita combinação.
MITO: A carne suína é cercada de tabus, por já ter sido considerada extremamente gordurosa e fazer mal à saúde. Mas o que poucos sabem, é que de meados da década de 80 até hoje, o suíno perdeu 31% de sua gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol e sua carne tornou-se saudável e muito saborosa.
O nível de gordura em 100g lombo cozido é de aproximadamente 6,7g, enquanto em 100g de filé mignon cozido chega a 10g!!!
Crédito da foto: Vera, minha cunhada predileta do Dorico.

