Ícone do site Delicias1001

Empadas de Camarão da mamãe

Hoje acordamos com vontade de comer empadas. Além de ser feriado (com tempo sobrando!), algumas amigas de minha mãe se reúnem à tarde: bons motivos para fazer arte na cozinha!
Então juntas, minha mãe e eu fizemos essas empadas “a quatro mãos”. E, enquanto não estavam ainda prontas para assar, resolvi incrementar esse encontro com uma receita de bolo de iogurte (clique aí para a receita!). Assim, ‘as meninas’ podem saborear o salgado e o doce feitos em casa.
Boa oportunidade para pôr o papo em dia (tanto na cozinha, quanto à mesa).

Massa:
3 ½ xícaras de farinha de trigo
1 gema
1 tablete de margarina (100g)
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher de fermento em pó (para bolo)
1/2 colher de café de sal (ou à gosto)

Recheio:
Refogue numa panela óleo com cebola e alho bem picadinhos. Acrescente 2 colheres de molho de tomate pronto (ou 1 tomate sem pele picados) e 200 g de palmito picado. Adicione 1 xícara de água para amaciar o palmito. Então, quando a água já estiver na metade, coloque 250 g de camarão pequeno escorrido (deixe-o de molho em água com limão anteriormente) por exatos 7 minutos, para não ficar ‘borrachento’. Enquanto isso, vá colocando mais temperos: caldo de camarão em pó, molho de pimenta e bastante cheiro verde. Acerte o sal.
Abaixe o fogo e engrosse com 1 xícara de leite e 1 colher (sopa bem cheia) de trigo. Mexa para cozinhar e desligue. (Acabaram de acabar os 7 minutos!) Use esse recheio frio.

Massa e montagem:
Amasse todos os ingredientes muito bem.
Forre as forminhas de empada abrindo com os dedos mesmo. Não precisa untar, pois já há muita gordura na massa.
Acomode o recheio frio em cada uma.
Para as tampinhas, abra a massa com um rolo de macarrão e cubra cada empada, fazendo uma dobrinha. Isso serve para que ela não estoure ou vaze enquanto assa!
Pincele gema batida para assar até dourar em forno 180º – 200ºC.

Rendimento: 30 empadinhas

Sair da versão mobile