Empadas de Camarão da mamãe

Hoje acordamos com vontade de comer empadas. Além de ser feriado (com tempo sobrando!), algumas amigas de minha mãe se reúnem à tarde: bons motivos para fazer arte na cozinha!
Então juntas, minha mãe e eu fizemos essas empadas “a quatro mãos”. E, enquanto não estavam ainda prontas para assar, resolvi incrementar esse encontro com uma receita de bolo de iogurte (clique aí para a receita!). Assim, ‘as meninas’ podem saborear o salgado e o doce feitos em casa.
Boa oportunidade para pôr o papo em dia (tanto na cozinha, quanto à mesa).

Massa:
3 ½ xícaras de farinha de trigo
1 gema
1 tablete de margarina (100g)
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher de fermento em pó (para bolo)
1/2 colher de café de sal (ou à gosto)

Recheio:
Refogue numa panela óleo com cebola e alho bem picadinhos. Acrescente 2 colheres de molho de tomate pronto (ou 1 tomate sem pele picados) e 200 g de palmito picado. Adicione 1 xícara de água para amaciar o palmito. Então, quando a água já estiver na metade, coloque 250 g de camarão pequeno escorrido (deixe-o de molho em água com limão anteriormente) por exatos 7 minutos, para não ficar ‘borrachento’. Enquanto isso, vá colocando mais temperos: caldo de camarão em pó, molho de pimenta e bastante cheiro verde. Acerte o sal.
Abaixe o fogo e engrosse com 1 xícara de leite e 1 colher (sopa bem cheia) de trigo. Mexa para cozinhar e desligue. (Acabaram de acabar os 7 minutos!) Use esse recheio frio.

Massa e montagem:
Amasse todos os ingredientes muito bem.
Forre as forminhas de empada abrindo com os dedos mesmo. Não precisa untar, pois já há muita gordura na massa.
Acomode o recheio frio em cada uma.
Para as tampinhas, abra a massa com um rolo de macarrão e cubra cada empada, fazendo uma dobrinha. Isso serve para que ela não estoure ou vaze enquanto assa!
Pincele gema batida para assar até dourar em forno 180º – 200ºC.

Rendimento: 30 empadinhas

13 comentários

  1. Oi Débora q delícias de empadinhas ! Achei interessante essa história das dobrinhas. Eu tb faço uma mt boa, mas q realmente vazam o recheio. Elas vão ao forno c essas dobrinhas ou é só p montar e depois acerta?
    Como sempre seu blog é show !`Parabéns amiga !
    Bjs
    Eliane de Moraes

  2. Ai, eu fiz e achei essa receita o máximo! A massa fica muito macia mesmo… E o recheio muito saboroso com os camarões bem tenros.
    Parabéns!
    Dudu

  3. Meudeusdocéu!!!! Isso será que é pecado????
    Já fiz e é uma receita muito boa mesmo! O recheio fica escorrendo de tão macio que é. E a massa então, nem se fala, muito fofa e saborosa (o que é difícil nesse tipo de salgado)!
    Parabéns pela receita e obrigado por divulgá-la.
    Abraços
    Carlos F.

  4. Oi, aqui não encontrei o po do camarão, posso usar o camarão seco moido em q proporção???

    Tb queria fazer um empadão grande, posso fazer em uma travessa de vidro??? Sera q vai queimar o fundo?? Aguardo!! Muito Obrigada!!! Acompanho seus posts deste a comu Culinaria do orkut!!! bjus

  5. Nagi
    Vc pode substituir o camarão em pó por Hondashi, um tempero que vc encontra facilmente no supermercado.
    Nun ca experimentei camarão seco moído, nem o conheço dessa forma. A quantidade depende do sabor que vc querdar ao recheio. Fique à vontade, coloque aos poucos e vai provando.
    Quanto à travessa de vidro, dá certo sim, desde que seja refratária! Coloque-a no centro de seu forno para que não queime. E fique de olho!!!
    Bjs

  6. Obrigada pela atenção…….. aqui tem Hondashi sobrando, uso muito no misoshiro! Aqui na Bahia é comum o camarão seco, iria tirar a cabeça e o rabinho e bater no liquidificador e usa-lo no tempero, sera q vai ficar muito forte e salgado!! Ai, duvida!!!rsrsrs Irei tentar mesmo com o Hondashi!!!Obrigada!! bjus

  7. Olá! Acabei de fazer essas empadas. São simplesmente maravilhosas,tanto a massa quanto o recheio,você está de parabéns pelas delicadezas das receitas e fotos. Recomendarei a todos os meus amigos. Meus parabéns novamente e sucesso!!!
    Jaqueline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *