Por fora são roxas (roxas?), mas por dentro essas ameixas amarelas são uma doçura só!
Embora requintada, essa receita é simples, é daquelas que saíram direto do caderno de receitas da vovó.
| Ameixas amarelas??? |
| Amarelas SIMMM… |
Pegue as ameixas amarelas e descasque-as com cuidado com uma faca bem afiada. (Eu tinha 1 kg delas, meu marido ganhou uma caixa do sítio do vizinho! Oba! Estavam tão docinhas que só sobraram essas!!! Fiz o doce antes que as “formigas” de casa atacassem de novo.)
Deixe-as de molho numa tigela com água e caldo de ½ limão por 30 minutos.
Faça uma calda bem rala com 1 ½ litro de água e ½ kg de açúcar. Se você gostar de doce bem doce coloque mais ½ xícara de açúcar.
Dica: As compotas são doces preparados com frutas ou legumes inteiros, em calda rala. É uma forma de conservar as frutas de estação para consumi-las o ano inteiro. As compotas se conservam por muitos meses quando acondicionadas em vidros esterilizados e bem tampados e guardadas em geladeira; ou preparadas diretamente em recipientes próprios para compotas.
Junte as ameixas na calda e deixe ferver por poucos minutos. Se as ameixas estiverem bem maduras é rapidinho. Caso estejam mais verdes, deixe mais tempo no fogo.
Retire as frutas da panela diretamente numa tigela e deixe a calda engrossar um pouco mais a seu gosto. Cuidado: Não se esqueça de que ela fica mais espessa quando esfria.
Coloque a calda sobre as ameixas e sirva com chantilly, uma bola de sorvete de creme ou queijo fresco.

Oi Deborah! Eu ainda nnão conhecia o seu cantinho! Adorei várias receitas! Esse compota esta especial. Voltarei mais vezes. Beijinhos,
http://quitutesdjuju.blogspot.com
Que delícia Deborah!
Amo ameixas… Essa compota é tão prática…
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Onde posso comprar ameixa amarela em calda
Adoro saber de novidades , receitas são bem vindas no dia a dia .