Também receita natalina de família, muito famosa aqui na região onde moro. Mas não encontrei na internet nada parecido, nem pesquisando pelo nome, nem imagens. Que coisa!!!
Mesmo assim eu publico aqui, pois é muito bom, delicioso mesmo!
1 ½ kg de trigo
2 copos de vinho tinto (mas pode ser branco também)
3 copos de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
Amassa tudo muito bem e corta como nhoque e passa no ralo (rolando, para marcar os furinhos). Frite em óleo.
Aquece mel misturado com um pouco de água e passa aos poucos os canarícules, tirando-os da panela e pondo para escorrer.
Servir sobre folhas de laranja.

Não conhecia esse docinho.
Pela aparência, pensei ser algo salgado.
Deve ser uma delícia.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
A familia do meu marido, italiana , fazia quinolido(pastel doce recheio de castanha, mel, chocolate e canela) e a massa que sobrava virava canarique.
Também não vi nada sobre isso é a primeira receita que vejo, mas é bem diferente da que tenho.Se desejarem podem entrar em contato comigo.
Fiz para o Ano Novo e ficou uma delícia!
Vou experimentar essa acima, me encheu os olhos!!!
Minha vizinha fala tanto, mas nunca pegou a receita da família, que quem sabia fazia fazer já faleceu. Vc poderia me dar a receita??
Fique à vontade, a receita está publicada!
Lucia ja procurei tudo na net pela receita de quinulido. A bisa das minhas filhas fazia no natal e temos mta vontade de fazer, porém não temos a receita. Pode me enviar pir favor? Obrigads
Oi, Rosane
Desconheço esse doce…
Vamos pesquisar.
Bj
SOY DE ARGENTINA mi abuela materna hacia canariculos !!!! esquicitos !!! luego les ponia miel !!! QUE HERMOSO RECURDO… puede ser que la familia paterna los llamar CHICHIRIPIATA ?
ontem, aprendi a fazer com o nome de Canarículo, num curso de padaria artesanal no Fdo.Social de minha cidade. A receita um pouco diferente, mas o resultado parece o mesmo… uma delícia: 2Kg farinha;2 copos de óleo; 2 copos de vinho;3 copos de açúcar,8 ovos;1 pcte canela em pó, 150gr.fermento em pó. O mode de fazer é o mesmo…
Hola. BUSCANDO la receta de CANARÚCULOS,encontré tu página. Soy uruguaya y la receta de familia, que viene de antepasados italianos, llamaba asi a un tipo de frituras. pero la receta de familia es con masa salada, no dulces. Igual voy a probar tu receta y gracias por compartirla.
É realmente uma delícia. Costumo ganhar de uma amiga, cuja família faz todo final de ano. Eles dizem que o nome é TURDIL.
Aqui em Bragança Paulista, também rola essa receita de canarique, de longa data.
Vengo tmb de flia italiana y la receta es igual pero lleva clavo de olor y más vino.
Eu conheço pelo nome de Canarique…A empregada de uma família conhecida que sempre fazia e comíamos sempre em festas de final de ano…Realmente é uma delícia…eu adorooooo. Mas já faz anos que não como…Vou fazer a receita esse ano e matar a saudade.
Minha avó preparava os “Tordilis” no início do mês de dezembro. Guardava em potes de vidro completamente embebidos em mel e só comíamos na Ceia de Natal. Este ano encontrei uma trattoria, a Antonietta Cucina Jardins, que vai incluir esta delícia no seu cardápio de Natal, mas com o nome de “Struffoli”. Talvez seja um “primo próximo” do “Tordilis”.
Lindo relato!!! Essas tradições de família são demais! Obrigada
Venha me seguir tb no instagram @delicias1001 Não perca nada!
Bj
Desculpe a demora mas ainda da tempo pra fazer pro ano novo.
1 kg de farinha de trigo
10 ovos
250 de manteiga
1 pitadinha de pó Royal
Amasse bem e faça como rissoles recheado com massa de castanhas portuguesas Mel canela e chocolate (tudo misturado)
Frita em oleo ok?
Bom Final de ano!
Agradeço sua receita
Venha me seguir tb no instagram @delicias1001 Não perca nada!
Bj
Oi Deborah, tudo bem? Minha família faz a receita de uma forma um pouco diferente, fiz questão de aprender pra não deixar ela morrer. Ah, e minha família chama de canariquios!
Delícia isso, a tradição foi passando pelas famílias. Cada uma traz seus detalhes. Obrigada por contar aqui.
Que maravilhoso!! Minha vizinha Italiana (minha família também é descendente italiana) fazia sempre no Natal e dava pra gente. Como era gostoso! Que lembrança boa dessa época.
Minha bisa, sempre fez um doce muito parecido com esse. E a receita veio com minha tataravô, lá da Itália.
Fui crescendo e ajudando minha avó a fazer todo natal. E cresci chamando de crustoli. Um belo dia, descobri que o Crustoli é na verdade a cueca virada. Já vi o struffoli (lembra um pouco mas vai Mantega e ovos), e o Turdilli que tem uma calda quente de vinho Acho que no tempo, e as receitas tradicionais viajam com as famílias e tomam do formas.
Mas que legal conhecer mais uma pessoa que não sabe, nem o encontra nada parecido. Cuide da sua receita. Não deixe a tradição morrer. Isso cria laços e memórias incríveis.
Feliz natal e um lindo ano pra vc.
Lindo relato. Venha conhecer nosso perfil no Instagram ou YouTube @delicias1001