Preparação de massa é mais que artesanal. É ainda uma momento de botar (as fofocas) o papo em dia.
Para este Natal, no almoço aqui em casa, colocamos uma massa no cardápio. Mas por que encomendar se sabemos fazer? E ainda é oportunidade de me reunir com minha mãe, com quem eu aprendi a tal arte italiana.
E depois de muito pesquisar (queríamos algo diferente), escolhemos o tortellini, “pequenos semi-círculos de massa recheados com carne ou queijo e dobrados em pequenos anéis; a versão em tamanho maior chama-se tortelloni”. (vale a pena ler a história dessa massa AQUI)
Então, mão na massa (ao pé da letra!):
Para a massa usamos 4 ovos, 1 fio de óleo e farinha de trigo até ficar bem dura (ver aqui a massa básica)
Para o recheio foram 250g de ricota amassada com o garfo, 1 ovo, cheiro-verde, orégano e sal. Pensamos em colocar uvas passas e/ou nozes trituradas, mas não pusemos por causa das crianças que talvez não aprovassem o prato.
Para a montagem:
Abrimos a massa no cilindro bem fininha (bem fininha mesmo), cortamos em círculos, colocamos um pouco de recheio no centro, fechamos como se fossem pastéis e enrolamos ao redor do dedo para fechar em anéis. Colocamos para descansar numa assadeira bem enfarinhada até secar. Guardamos na geladeira para esperar o dia 25 chegar.
Depois eu posto as fotos do preparo e do prato pronto, tá?


