Continuando minha saga ‘aniversário do marido’, além do antepasto de abobrinha (veja AQUI), preparei também essa caponata de berinjela pra nenhum italiano botar defeito!
Receita fácil e simples, desde que você não faça a loucura que eu fiz preparando 7 receitas (eu disse SETE!!!) O que é que a gente não faz pelo maridão?
Vamos lá:
Descasquei berinjelas e fatiei (bem finiiiiiiinho) no sentido do comprimento e, depois, coloquei uma fatia em cima da outra e fatiei de novo. Ficaram, então, tirinhas finas.
Acomodei essas tirinhas num escorredor de macarrão e intercalando com bastante sal. Deixei lá por 2 horas. (Essa berinjela não é cozida, durante esse processo o sal é que a ‘cozinha’, soltando uma água escura.)
Enquanto isso, fatiei pimentão verde, vermelho e amarelo, cebolas em pétalas e bastante alho laminado.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite, manteiga e fritei as cebolas e o alho, refoguei os pimentões. Acrescentei vinagre branco, cheiro-verde picadinho, azeitonas, alcaparras, pimentinha dedo-de-moça picada bem miudinho, orégano e uva passa sem semente.
Depois, peguei a berinjela e lavei muito bem, até sair todo aquele sal. Espremi e sequei num pano de prato.
Com a panela do refogado desligada, juntei a berinjela e mexi bem.
Coloquei tudo num pote grande e completei com azeite até cobrir bem, para não embolorar. Conservo na geladeira até o momento derradeiro…
As medidas são da cabeça mesmo. Para cada 2 berinjelas (que dá talvez um pote de 1 litro), uso 2 cebolas, 1 pimentão duas cores (ou nenhum, quando não tenho) e ½ xícara de vinagre branco (se quiser, pode usar vinho, mas espere o álcool evaporar na fervura). Mas para as 7 receitas…. vamos lá: tabuada do 7!
…e parabéns pra ele…Receita (modo de preparo) originalmente da Faby. Veja AQUI.

