Panetone Salgado

Quer coisa mais natalina que panetone?
Mas quem foi que disse que só pode comer no Natal?
Outro dia comprei um na padaria e foi um desbunde…  e lancei o desafio da receita. (Veja AQUI o post, com mais receitas de outros colaboradores)
A Margarida Nunes Bento, culinarista tarimbada, mandou nesta semana sua receita, já feita por ela e com a Ana Maria Braga, na época do Note e Anote, na Tv Record. E como eu sempre digo, vamos partilhar…

Hum, a foto é da Margarida. Delícia!!!
Ingredientes da massa
90g de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1/2 copo (125 ml) de óleo
1 colher (sopa) de óleo emulsificante para pães
500 ml  de leite
4 ovos
Aproximadamente 1kg de farinha de trigo
Em uma tigela, desmanche o fermento com o açúcar. Adicione o óleo, o óleo emulsificante,o leite,os ovos. Mexa bem com uma colher de pau ou com um fouet (batedor de arame) e adicione o sal.
Coloque a farinha aos poucos, (não coloque farinha demais, pois a massa ficará dura e pesada, misturando com a colher e depois vá amassando com as mãos até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Coloque em uma mesa levemente enfarinhada e trabalhe a massa “rasgando”, até obter um ponto de véu. (é quando pegar um pedaço de massa, puxando levemente com os dedos e ela ficar bem esticadinha transparente como um véu.) Enquanto ela partir não está no ponto, então trabalhe mais um pouco. Deixe descansar 1 hora.
Abra a massa em formato de um retângulo, espalhe o recheio, divida em quatro partes, dobre e boleie cada parte colocando em forminhas de papel de 500g cada.Pincele com gema de ovo e polvilhe queijo ralado ou orégano ou gergelim.
Deixe dobrar de volume e leve ao forno em temperatura média dentro de uma assadeira grande. Coloque em forno médio  para assar até dourar bem.
Ingredientes do recheio
2 colheres (sopa) de azeite
100g de toicinho defumado cortado em cubos
3 dentes alho picados
300g de lingüiça calabresa defumada em cubos
1 xícara (chá) de uvas passas brancas
100g de queijo parmesão em lascas
1 colher (sopa) de orégano ou manjericão
Coloque o azeite em uma panela, junte o toicinho e o alho fritando bem. Adicione a calabresa e as uvas passas. Apague o fogo e adicione o queijo e o orégano. Empregue frio.
OBS: O recheio fica a critério do paladar de cada pessoa, podendo ser modificado a gosto.
O  óleo emulsificante é encontrado em lojas de produtos para festas. Se não encontrar, pode substituir por emulsificante para sorvetes. Ele entra na receita para deixar a massa mais úmida (não ressecar) e com mais durabilidade.
Rendimento: 4 panetones de 500g ou 2 de 1kg
Olhe AQUI o site da Margarida, com tantas outras receitas.
E nós do Delícias só temos a agradecer…

9 comentários

  1. Deborah… delicia, panetone, eu amo… mas os meus ficam sempre mal, nao percebi ainda bem pq, mas ficam mal, vou experimentar esse salgado, quem sabe esse nao sai como manda a lei??

    só tem um problema aqui em portugal nao tem oleo emulsificante nem emulsificante de sorvete, será que é gelatina em pó??? com sabor neutro???

    Beijo

  2. Nunca gostei de panetone, achava com gosto de rosca velha. Mas quando experimentei um caseiro a minha opnião mudou completamente. Agora só falta experimentar o salgado.
    bjos , bela receita.

  3. Meninas
    Quanto ao emulsificante, a Margarida me escreveu assim:
    ‘Só para te adiantar, a gelatina não serve. Em Portugal eu não sei o que pode-se usar no lugar do emulsificante. O que eu sugiro é que não coloque mais nada e trabalhe um pouco mais a massa, para dar maior leveza.’
    Espero que ajude.
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *