Como dessalgar carne seca rapidamente

Testado e aprovado!

S.O.S. -> como tirar o sal de carne seca (ou salgada) quando estamos com pressa?

Queria preparar escondidinho de carne seca, mas não tinha deixado a carne de molho de véspera, como é de costume.
O que fazer, então?
Como?
Tem solução?
Pesquisa vem, pesquisa vem, e voilá…
A chave do segredo está aqui.

Este processo pode ser feito com qualquer carne seca ou salgada.
Acompanhe nas imagens logo abaixo.

Lavei bem 1 kg de carne seca em água corrente, retirando o excesso de sal e já cortada em cubos pequenos. Nem preciso dizer, mas vou reforçar que a carne que eu uso em casa é a da Paineira, a melhor sem dúvida alguma.
Numa panela bem grande e funda, coloquei a carne seca e a cobri com água limpa.
Junto, antes de ligar o fogo, coloquei 3 colheres (sopa) de sal. São, portanto, 3 colheres de sal por quilo de carne, menos sal não funciona.
Acredite, dá certo… Já testei em casa!
Não mexa mais! Quando estava quase fervendo (formando bolhinhas) começou a surgir uma espuma branca. Agitei a panela, desliguei o fogo e marquei 1 minuto no relógio. Somente esse tempo, nem um minuto a mais.
Escorri a água e passei a carne sob água corrente. Já está resolvido o caso…
Provei um pedacinho para verificar o sal. Se você achar que ainda está salgada, repita o processo. Normalmente há necessidade de fazer isto novamente.
Dica: Cuidado com o sal da receita em que vai utilizar a tal carne, pois esse procedimento não retira todo o sal; o que fica é suficiente para salgar o prato pronto.

Explicação química: (Será?) O que ocorre é um processo denominado osmose. O sal da carne se encontra em uma solução mais diluída que a da panela. A passagem do meio diluído para o mais concentrado acontece. A carne funciona como uma membrana semipermeável. Por isso é importante que se tenha mais sal na panela (garantindo assim um meio mais concentrado) que na carne.


Atualizando em 23/03/2017: Diante de tantas argumentações vindas de comentários de leitores/seguidores do Delícias1001, parece ser melhor cada um tirar suas próprias conclusões a respeito do porquê este processo realmente funcionar.


Pesquisei AQUI, ó!

148 comentários

  1. Legal!!! A hora que estava começando a ler fiquei um pouco me perguntando pois nunca ouvi isso más os comentários estão dizendo que deu certo e lá vai eu fazer minha janta!!!!! Vlw

  2. EU SOU A ÚLTIMA ANÔNIMA A DIZER QUE IRIA TESTAR JÁ…
    E QUAL A SURPRESA?
    SUCESSOOOOOOOOOOOO….
    A FEIJOADA EM CIMA DA HORA SAIU PERFEITA…
    MUITO OBRIGADA PELA DICA!
    SEGUINDO A RISCA A SUGESTÃO SAI SUPER CERTO!
    SEM MEDO DE SER FELIZ, RS!
    OBRIGADA!

    OBS. MEU MARIDO QUASE NÃO ACREDITOU MAS AINDA ASSIM FEZ O TESTE E FICOU IMPRESSIONADO.

  3. Aprendi esse truque com minha falecida mãe … muitos nao acreditavam que dava certo!
    Mas da certo sim… a carne fica com o sal no ponto ! Abraços

  4. Aprendi esse truque com minha falecida mãe,muitos nao acreditava nela !!
    Mas essa dica muito valiosa e dá super certo sim,a carne fica no ponto de sal!

  5. Achei muito útil a informação. Eu já havia visto isso em outros blogs, mas não tinha a explicação sobre como funcionava o processo… Mto bacana mesmo! Já utilizei e adiantei muito o processo de fazer meu arroz com carne seca.

      • Nem sei como agradecer a quem fez esse grande favor de enviar essa dica , eu estava sonhando com paté de carne seca como recheio na tapioca , agora meu problema ja era…

        • Eu fiz e comigo não deu certo! Piquei a carne seca do tamanho parecido com o da foto, lavei com água, coloquei no fogo com o sal, não mexi mais e esperei; Daí fez a espuma, subiu umas bolhas, desliguei, agitei e marquei um minuto. Depois lavei e provei. Ainda estava salgada, fiz tudo de novo. Mas ainda continuou salgada, comigo não funcionou, só na superfície que saiu o sal, mas dentro está bastante salgada. Talvez fosse melhor ter picado menor…

  6. Realmente da certo mas a explicação não esta correta pois na osmose os meio tentam entrar em equilíbrio e para isso soluto(sal) e ou solvente (agua) se movem pela membrana donmeio mais concentrado para onmenos concentrado. Alem disso as membranas semipermeáveis permitem a passagem somente de solvente (agua) e não de soluto como foi dito. De qualquer forma muito obrigado pois essa dica realmente funciona, apesar de eu não saber como.

    • Dá certo porque a afirmação de que a água da panela está mais salgada que a carne seca está INCORRETA, como outros leitores já avisaram abaixo. O propósito de colocar sal na água da panela é para que a carne não fique sem gosto, conforme consta no post no qual a presente autora se baseou: http://asbemcasadas.blogspot.com.br/2010/08/como-dessalgar-carne-rapidamente.html (já a “explicação química” (incorreta) foi baseada num comentário anônimo (que deve ser trolagem) no link acima). A proporção de sal sugerida é para a salga já ficar no ponto certo após o término da intervenção.

    • Ana
      Perceba que a quantidade de sal deve ser exatamente a indicada para que a carne se dessalgue. Talvez você não tenha se atentado a isto. Muita gente acha um absurdo adicionar tanto sal a algo já salgado!
      Outra coisa muito comum é a gente desejar que a carne fique totalmente sem sal, o que nesse método não acontece. Para diminuir ainda mais o teor de sal, este processo deve ser repetido mais uma vez.
      Aguardo seu retorno para que possamos encontrar uma solução para este impasse.
      Obrigada
      Bj

  7. Prezada Deborah,

    Devo confessar que inicialmente eu não estava acreditando! Como assim, diminuir o sal colocando ainda mais sal? Pois bem, eu usei 4,5 colher de sopa de sal para 1,5 kg de carne de sol. Deu certo, fiz este teste hoje (06/02/15) depois de ter lavado bem a carne com água corrente e fritado uma pequena parte para testar o teor do sal e percebido que estava muito salgada, na verdade, sem condições para consumo. No primeiro processo já ficou co o tempero desejado. Obrigado pela dica!

  8. Acabei de fazer! Claro, deu super certo.. Fiquei meio insegura qto ao tempo exato de tudo… Mas deu super certo! Super recomendo! Nunca mais deixo a carne seca de castigo na geladeira!!! Kkkkk Valeuuu

    • É isso mesmo, Pantuxa, depende do teor de sal da carne e do sabor que você pretende para usar no prato. Obrigada pelo retorno
      Aproveite
      Bjs

  9. Sinto informar, não funcionou… usei 500 gramas de carne Paineira, em cubos, 1,5 colheres de sopa da sal, esperei subir a espuminha, agitei, deixei um minuto e…..continua salgadíssima…

    • Conrado.
      Vc deve seguir religiosamente as orientações. Veja que cada um tem uma preferência pela quantidade de sal numa receita. Vc deve repetir o processo até que chegue a seu gosto.
      Espero que vc persista e consiga. Isso não é mágica. É química e funciona sim…
      Minha sugestão: releia o post e veja se vc fez como foi orientado.
      Aguardo seu contato.
      Até mais

    • Olá, Fernando
      Muito importante seu retorno. Algumas pessoas têm dificuldade em dessalgar usando essa técnica, talvez por não seguir o passo a passo. Parabéns pela sua perseverança. Obrigada mesmo.
      Bjs

  10. Oi querida, muito boa a dica, vou tentar fazer aqui!!! Mas acho que a explicação da osmose está um tanto equivocada…

    Quando temos dois meios com sal, um mais concentrado [+] e um menos [-], o [+] deixa que saia sal dele para ir para o [-], até que os dois atinjam o equilíbrio osmótico (ficarão com a mesma concentração de sal). Então se a carne está perdendo sal, ela está mais concentrada que a água. Não sei explicar o porquê da facilitação dessa osmose quando adiciona-se sal na água, que , mesmo com sal, continua sendo um meio menos concentrado que a carne.

  11. Processo de osmose: fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada, em direção a outra mais concentrada, que se dá através de uma membrana semipermeável.

    Não entendi por que pertence ao tema “tirar o sal da carne” quando o que ocorre é a passagem do líquido para a carne, o sal permanece na carne.

    • Remilson
      Não compreendi o que você quis dizer com isso, mas essa técnica funciona e você pode comprovar isto através dos comentários neste post.
      Ok?

  12. Marilda :ei debora !voce sabe se funciona com bacalhao? Porque do bacalhao eu retiro o sal, deichando de molho na agua gelada ,dentro da geladeira da noite para o dia, e funciona muito bem, obrigado !

  13. Se ferver com sal repetidas vezes o resultado será ter uma carne com sal do mesmo jeito. É possivel diluir mais sal da carne se nao adicionar sal à agua da fervura. Como o Lorenzo disse, a explicaçao quimica está equivocada. Funciona, claro, pq na verdade a água tem alta capacidade de solubilizar um soluto como o sal presente na carne. Isso faz a carne perder sal para a agua com sal (mesmo que tenha sal, isso não é novidade e nao tem nada de fantastico ou sobrenatural nisso).
    Faça o teste em 2 panelas, uma sem sal e outra com sal. Como dito, se nao é para tirar todo o sal da carne, com apenas uma fervura nem será possivel notar a diferença, mas se repetir o processo, a panela que adicina sal à agua nunca dessalga a carne.
    Quanto menos soluto (sal) tiver na água, mais sal da carne a agua da panela consegue diluir.
    Escrevo com o intuito para agregar, acompanhoo site, gosto muito e recomendo! Obrigado

    • Agradecemos seu comentário, Benito
      Toda crítica deve ser respeitada. Como disse, não sou química e não sei o motivo do processo funcionar tão bem.
      Mas resolve mesmo, né?
      Abraços

    • Eu discordo. Já conhecia esse processo, quando eu fiz, foi com muito mais são do que a proporção que tá no post. Minha carne ficou absolutamente sem sal. Precisei colocar sal na carne, porque não tinha NADA de sal nela. Repito: Coloquei bastante sal grosso na água.

    • Caramba vc fez o teste! rsrs Achei muito engraçado os comentários da galera de Ciências na cozinha. Também não conseguia aceitar o conceito de osmose nesse processo de dessalgar a carne usando mais sal. Teoricamente concordo q sem sal é melhor, mas vamos a prática! Nunca vi uma receita se preocupando c o processo químico envolvido por trás. Mto legal. Parabéns pela iniciativa Deborah!

      • Não sou quimica nem nada, apenas passei adiante o que aprendi. E dá certo, isso é o que importa.
        Agradeço a vc pela participação e apoio.
        Bj

  14. aff como aparece gente dando um a de professor,pessoas que só pensam em questionar,aqui não é aula de química nem tão pouco de português,trata-se apenas de uma dica para tirar o sal da carne seca,que inclusive dá muito certo sendo da maneira que ela explicou ou da maneira que certos entendidos querem explicar,valeu débora do jeito que vc explicou tá ótimo,a intenção dela não foi da aula de química e sim ajudar a muitas pessoas a tirarem o sal da carne,porque ninguém aqui ta interessado na definição correta ou equivocada e sim com os resultados da dica dela valeu.

  15. e antes que venham me corrigir também, tem alguns erros de português porquê digitei na pressa sem intenção de corrigir,mas deu pra entender o que falei,e vc que está ae com o dedo coçando doido para me corrigir fique a vontade se solte critique já que isso lhe faz tão bem ,em se sentir mais inteligente do que os outros,kkk,fique a vontade.

  16. Meu marido e eu tentamos fazer o processo mas também não deu certo… e eu suspeito que sei o motivo: fiquem atentos ao tipo de carne que vcs estão usando! A receita da Deborah diz que é com CARNE SECA, mas hoje nos mercados encontramos também CHARQUE e JERKED BEEF e vcs podem pesquisar que elas podem apresentar cortes diferentes e principalmente maior teor de sal, que é o grande vilão da história!
    Nós utilizamos o jerked, que é o mais salgado… dá próxima comprarei a carne seca ou a carne de sol e farei novamente!

    Penso que toda troca de ideias é válida, desde que com respeito!
    Deborah: se serve de conselho, eu retiraria a explicação da osmose que realmente não está correta… digo isso numa boa, só pra vc não ser incomodada ;-)
    Do mais, parabéns pelo site: dicas maravilhosas!

    • Não é uma questão de “ser incomodada”, é ético corrigir a informação, porque o processo não “tira” o sal da carne como o blog afirma na chamada e insinua na explicação que o sal passa pra água da panela, apenas dilui este sal em mais água na própria carne. Infelizmente, pessoas hipertensas podem tirar conclusões prejudiciais à sua saúde a partir desta conclusão infeliz de que parte do sal sairia da carne para a água da panela…

  17. Realmente a informação da osmose esta errada. Eu retiraria! No processo de osmose o que flue entre a membrana é o solvente, não o soluto. Ou seja, a água, não o sal

  18. Eu já usava esse método a muito tempo atrás e sempre consegui dessalgar Charque, Carne seca, Peixe Salgado, dentre outros produtos conservados através do uso de cura por sal. Nunca soube explicar como funcionava, só sei que esse método realmente funciona. Aos químicos e incrédulos de plantão, procurem outros passatempo como: crochê, bordado ou artesanato porque Gastronomia e Culinária é pra quem já nasceu para inovar.

  19. Pode até dá certo o método, mas, a sua explicação de osmose está completamente errado, haja vista, nesse processo, quem se movimenta é o solvente (água) sempre do meio de menor concentração de soluto para o de maior concentração, nesse caso, a água que estaria presente na carne sairia, deixando a carne com maior concentração de sal (soluto).

  20. A explicação química é quase isso, mas na verdade o meio mais concentrado é a carne, e não a água. O fluxo de água vai do meio menos concentrado ao mais concentrado, fazendo assim com que a carne e a água se tornem isotônicas. Na prática tem que ter menos sal na água que na carne, senão ela fica mais salgada ainda, a ideia da osmose é sempre o nivelamento entre um lado da membrana e o outro.

  21. olha da certo até com a sogra dizendo que vc vai perder a carne. Nunca se viu colocar sal na carne salgada, estragou o almoço; coloque açúcar menino. Vai tomar banho sogrinha e não me enche o saco, vou colocar sal e acabou. Diz ela no final, não é que deu certo.

    • Hahahaha, contrariou a sogra e saiu ganhando! Parabéns pela insistência e por ter acreditado no Delicias1001.
      Bj pra vc e outro especial para a sogra

  22. Realmente dá certo. Já fiz 2 vezes. O que tb ,pode estar acontecendo com aqueles que não conseguiram foi a quantidade de sal na colher. Tem que ser uma colher cheeeia e não uma colher rasa de sal,,,

  23. Ué, mas na osmose o que passa é a água: “Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água).”. A água passa do meio menos concentrado para o mais concentrado em sal (água da panela, segundo o que você afirmou), e então era pra água da panela ficar mais diluída na proporção água/sal, e o contrário na carne.

  24. Que bom, quem sabe fazer comida gostosa coloca mais dicas como essa na Internet. Isso ajuda muito as pessoas que pouco sabem de cozinha de verdade. Gostei da dica, obrigada, ja botei no fogo pro almoço da galera aqui em casa aquela feijuca…

    • Raquel. Esse “agitei a panela” quis dizer que não mexi com uma colher não; apenas peguei a panela pelo cabo e chacoalhei. Assim a gordura que estava embaixo sobe para a superfície.
      Ok?
      Bj

  25. Funciona também com carne de sol, achei que pudesse dar errado porque a carne de sol tem menos sal que a carne seca. Segui a mesma orientação de 3 col. de sal pra 1kg de carne e voilá: perfeição! Obrigado pela dica!

    • Oi, Aline
      Releia os passos da dessalga, vc deve ter se enganado em algum ponto. Leia os comentários para se certificar de que a grande maioria aprovou a dica.
      Espero que consiga na próxima vez.
      Bj

  26. Eu já conhecia esse método, funciona mesmo. Fico impressionado como existem químicos formados com diploma de faculdade cozinhando carne seca. Eu faço com MUITO MAIS SAL GROSSO do que isso e a carne fica completamente sem sal, precisando de sal ainda. Então dizerem que a carne não perde o sal, só dilui, é papo de gente que não testa e só chega pra criticar. Quanto mais sal grosso colocar na panela, menos sal fica na carne. Sobre as pouquíssimas pessoas que disseram que não funcionou: Ou ficou com medo de botar sal grosso pra valer (eu diria que as colheres de sopa seriam bem cheias), ou não testou e falou isso pra criticar de forma indireta.

  27. Dá certíssimo. Também com o bacalhau uso esse método, e toda semana. Caso dê errado da primeira vez é só repetir , é porque algo saiu errado , colocou menos sal do que devia deixou passar do ponto e ferveu, Porque certo dá. Testado por mim nem sei quantas vezes.8 vezes por mês em uns 5 anos.

  28. Até que enfim um post sobre esse assunto, porque eu falava pra todos que pra tirar o sal tinha que por mais sal e me achavam louco kkkk
    Perfeito!
    Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *