Bacalhau com grão de bico

Uma entrada completa, chique (não é?) e mais que deliciosa…
Desta vez economizei um pouco ($$$) e comprei lascas de bacalhau. Sabe que me surpreendi pela qualidade do peixe, vendido em pedaços bem carnudos, sem espinho algum! As postas inteiras, muito utilizadas para preparação de pratos assados (R$40,00/kg) foram substituídas desta vez por esse bacalhau já em pedaços (R$18,50/kg). De qualquer maneira, eu iria desfiá-los, portanto, pra quê investir em algo mais caro?!?
Além disso, dessalgar as lascas de bacalhau é muito mais rápido.

Lavei bem 1kg de bacalhau em lascas, retirando todo excesso de sal. Deixei de molho de um dia para o outro, trocando sua água sempre que me lembrava.
Também cozinhei  300g de grão de bico na panela de pressão por uns 20 minutos (se necessário, pode deixar mais tempo). Esperei amaciar bem, sem perder seu formato. Depois de frio, retirei sua pele, pois estava com paciência para isso! Mas não é preciso fazer isso não, pura ‘neura’ minha!
No dia seguinte, fervi rapidamente o bacalhau por uns 10 minutos apenas, para amaciar o peixe.
Enquanto isso, fatiei 1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo (um charme só!). Coloquei uma caneca de água para ferver e joguei por cima dos pimentões, apenas para amolecer um pouco.
Misturei o bacalhau desfiado grosseiramente em grandes lascas com os pimentões, um maço de salsinha picadinha, azeitonas pretas sem caroço em rodelas, o grão de bico, 2 colheres de mostarda, suco de 1 limão espremido, sal, pimenta do reino e 1/2 xícara de azeite.
Levei à geladeira para resfriar até o momento de servir.
Então reguei com mais azeite e levei à mesa.
Uma excelente sugestão para petisco ou entrada para uma refeição.



6 thoughts on “Bacalhau com grão de bico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *