Polpettone ao Limone

Quando ainda estava trabalhando como professora, virava e mexia e havia reuniões intermináveis que tomavam o dia todo. Mas, na hora do almoço vinha a recompensa: esse maravilhoso polpettone ao limone era um dos pratos efetivos no cardápio. Ai, que delícia que era saboreá-lo após um blablablá pedagógico.
Naquela época, pedi a receita que prontamente recebi. Mas a grande quantidade dos ingredientes me deixava pensativa: será que era realmente aquele prato?
Bom, neste fim de semana arregacei as mangas e resolvi finalmente prová-lo para retomar os sabores do ontem. Fiz meia receita, mas dei meu jeitinho camarada. Minha mãe tinha outra receita parecida e fizemos a regra de três! Lógico.

Assim:
Bati no liquidificador 3 dentes de alho, 1 cebola inteira, suco de 1 limão, 2 colheres de farinha de trigo, 2 ovos, orégano, sal, 1 pitada de noz moscada. Juntei numa tigela com 400g de carne bovina moída, 200g de carne suína moída e 2 pães amanhecidos ralados. Formou-se uma massa homogênea, que estendi numa assadeira a metade da porção.
Sobre ela, acomodei mussarela e 1 pote de requeijão cremoso e, depois, o restante da massa.
Cortei em quadrados, posicionei uma fatia de tomate e outra de bacon sobre cada um. Deixei a assadeira guardada na geladeira até o dia seguinte.
Então, levei ao forno somente para assar, uns 45 minutos. A princípio forma-se uma água que logo em seguida começa a secar e a assar. Quando já estava dourado, retirei do forno e servi com uma boa concha de molho de tomate e parmesão salpicado por cima.
Como é bom reviver momentos!

Outras opções de recheio: azeitonas, presunto, tomates picadinhos…

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *