Tutu de Feijão

Para acompanhar carne suína em geral, nada melhor que um belo tutu de feijão. Outra boa opção seria o virado à paulista, já publicado no blog.
Mas, de verdade, de agora em diante, darei preferência ao tutu por ser mais leve, fofo e menos massudo.

Sem maiores dificuldades, este modo de preparo é bastante simples.
Eu fiz assim, para 20 pessoas:
Cozinhei 1 kg de feijão carioca na panela de pressão, com água suficiente que cobrisse tudo e ultrapassasse 2 dedos. Após 20 minutos de apito, retirei do fogo e deixei perder a pressão sozinha.
Enquanto isso, levei numa panela grande 300g de bacon picado com um fio de óleo e fritei bem. Depois, acrescentei 2 gomos de paio sem pele em rodelas, refoguei bem com 1 cebola bem picadinha. Juntei o feijão todo, pus 2 tabletes de caldo de bacon e 1 folha de louro, acertei o sal. Deixei que fervesse tudo em fogo baixo até que o caldo ficasse bem encorpado.
No momento de servir, juntei 1/2 xícara de farinha de mandioca crua e mexi bem, incorporando tudo. Assim fica um tutu mole. Caso você prefira mais duro coloque a farinha aos poucos, mas cuidado, pois retirando do fogo ele começa a endurecer e quanto mais farinha mais compacto ficará.
Piquei por cima 2 ovos cozidos e guarneci com couve refogada (a receita está AQUI)
Uma boa carne suína fecha a refeição com chave de ouro. Algumas sugestões poderiam ser leitoa à brasileiracostela suína na pressão ou costeletas com cebola.
O difícil é escolher!

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *