Recebi mais essa contribuição (Adoro isso!!!) da ex-aluna querida Marina Scanferla, nutricionista. Eu sei, tá na moda essa história de pratos sem glúten e sem lactose, um verdadeiro desafio para blogueiras como eu, leigas no assunto e que não querem (ou não devem) se meter a besta! Mas isso não é brincadeira não, é coisa pra quem estudou o assunto e sabe substituir ingredientes corretamente, sem prejudicar a saúde das pessoas.
Portanto, desta vez, apresento este delicioso bolo de biomassa de banana verde da Marina, com todas suas explicações e motivos de cada troca de ingrediente por outro alternativo.
Vamos à receita:
- 6 cubinhos de biomassa (é rica em fibras, tem baixo índice glicêmico e cuida da microbiota intestinal)
- 2 xícaras de fubá
- 2 xícaras de farinha composta sem glúten (Alguns benefícios de uma dieta isenta de glúten: diminui distensão abdominal e problemas digestivos; melhora o tom e aspecto de pele; reduz enxaquecas e retenção de líquidos; melhora a disposição)
- 2 xícaras de açúcar demerara (Durante seu processamento há pouca perda nutricional, são preservados praticamente todos os seus nutrientes)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara de leite aveia (rico em fibras e fitoquímicos, além de ser livre de colesterol)
- 1 xícara de óleo de coco
- Canela a gosto
Coloque o leite e a biomassa numa panela, espere levantar fervura e leve ao liquidificador. Junte o açúcar, óleo, ovo, sal e bata bem. Ponha numa tigela a farinha composta, o fubá e o fermento.
Despeje o conteúdo do liquidificador sobre as farinhas, mexendo bem. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido. Polvilhe canela após assado.
Fonte: A nutricionista Marina Scanferla está especializando-se em Nutrição Clínica Funcional e atende em Bragança Paulista na Rua José Domingues, 101, Centro, Tel.: (11) 4032-3167 Quer receber dicas sobre nutrição e receitas saudáveis? Curta a página dela no Facebook.

