
Se eu fosse você, ou uma versão um pouco melhor de mim, eu faria essa receita agorinha mesmo para servir no lanche deste fim de semana. Prepare com calma, comece pelo doce, coma umas belas colheradas dele quente e, enquanto espera que ele se resfrie, vá para a massa da rosca e tome um bom copo de vinho.
Sua família vai adorar você; muito tempo vai se passar e eles ainda vão lembrar de você como caprichosa, prestativa e se entregando. É simples assim. Esta receita é a chave para a sua eternidade pacífica.
Comecei assim, preparando o doce de abóbora, que na verdade já havia deixado pronto de véspera. Cortei 1 kg de abóbora em cubinhos, juntei 500g de açúcar mais uns 5 cravos. Levei a panela em fogo baixo, sem água nem nada. De vez em quando, passava pelo fogão e mexia para que não grudasse no fundo. Após uma meia hora, a abóbora começava a se desfazer, o líquido a evaporar e o ponto de pasta já era evidente. Desliguei o fogo e deixei esfriar.
Para a massa da rosca, coloquei numa tigela:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 sachê de fermento para pão (biológico) seco
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 2 ovos
- 50 gramas de coco ralado (reservei 1 colher para enfeitar)
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara de leite morno
Misturei bem, agregando os ingredientes. Aí, continuei a misturar adicionando mais 2 xícaras de farinha de trigo, manuseando até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente mais 1/2 xícara de farinha. Cuidado, pois a massa deve ficar leve e fofa. Então, coloquei a bola de massa na tigela, fechei com um saco plástico e deixei descansar num armário fechado por 1 hora.
Passado este tempo, abri toda a massa numa superfície enfarinhada, usando um rolo de macarrão. Espalhei o doce de abóbora que estava frio. Se você gostar, poderá também polvilhar com 50g de coco ralado. Enrolei como um rocambole e cortei em pedaços de 2 dedos. Acomodei numa assadeira forrada com papel manteiga (ou alumínio untado). Deixei espaços entre os rolinhos para que eles continuassem seu crescimento.
Mais uma vez, agora na assadeira, levei crescer no armário fechado por 30 minutos.
Assim que estavam douradas, pincelei geleia de fruta (clara) por cima e salpiquei aquele como reservado (da massa).
