Carne assada no alho e manteiga

fraldinha assada no alho e manteiga

Sempre que vejo uma oferta no supermercado e sei que realmente é oferta (muitas vezes não é, né?), compro o produto e depois resolvo o que prepararei. Assim, tenho sempre comigo uma despensa bem recheada e um freezer cheio de possibilidades.

Outro dia, num desses ‘passeios’, adquiri uma peça de fraldinha, com preço irresistível. Pronto! Só faltava a criação ou a preparação! Minha sogra veio almoçar em casa e gosto de paparicar minhas visitas. Tirei a carne do freezer e deixei descongelar naturalmente numa tigela, sobre a bancada da cozinha. Em pouco mais de 2 horas já estava no ponto para ser manuseada.

Tirei de sua embalagem à vácuo e fiz fácil. Adoro receitas e soluções rápidas.

Cortei um bom pedaço de plástico próprio para assados (de poliéster, substituto ao antigo celofane), de um tamanho 3 vezes maior que a peça de carne.

Posicionei a fraldinha (pode ser qualquer carne: maminha, coxão mole, patinho, filé mignon,…) no centro, salpiquei 1 colher (sopa) de sal por toda ela, cobri com uma boa camada de alho espremido (4 dentes) e umas 4 colheres de manteiga. Manuseei mesmo, alisando e acariciando bem a carne.

Enrolei a fraldinha no plástico, como um rocambole, dando umas 3 voltas. Dobrei as pontas para baixo e amarrei para que o caldo que iria se formar ao assar não vazasse. Olhe a imagem abaixo. Caso você queira usar o saco plástico (próprio para assados!!!), coloque 2 unidades, para esta receita. Uma curiosidade: este plástico faz com que os alimentos cozinhem de forma uniforme e retenham sabores e umidade, pois ele funciona como uma barreira que mantém o calor e vapor do alimento. Ele não é recomendado para uso em aparelhos elétricos, mas funcionam bem em fornos elétricos convencionais ou a gás.

Continuando a receita, levei assar no forno a 150C por quase 3 horas. Abri, fatiei e comemos. Estava muito macia e suculenta.

Você pode usar papel alumínio no lugar do plástico, dando umas 3 voltas. Mas saiba que, em minhas experiências na cozinha, descobri que o plástico além de segurar os líquidos da carne e deixar a carne bem molhadinha, não suja a assadeira e ainda doura a carne por si só, sem retirar a embalagem.

fraldinha assada no alho e manteiga1

9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *