Tiras de filé com broto de feijão
- 500g de filé mignon
- 2 colheres (sopa) de óleo de soja
- 1/2 cebola
- 1 colher (sobremesa) de amido de milho
- 1/2 xícara de shoyo (molho de soja)
- 1/2 xícara de água
- 200g de broto de feijão
- açúcar
- sal
- cebolinha picadinha.
Como eu gosto de preparar (e de comer) comida à moda oriental, desde que não seja crua. São práticas, rápidas e com sabor bem típico, sempre com shoyo e um leve toque adocicado. Este prato com moyashi, ou broto de feijão, faço desde sempre, e talvez por isso tenha demorado a publicar aqui no Delícias1001, afinal pra mim é como ‘feijão e arroz’. Comida de todo dia (exagerei?!?)
Faço assim:
Coloco uma panela no fogo e a aqueço vazia. Então, jogo dentro (sem nada!) 500g de filé mignon cortado em tirinhas sem tempero algum. Nesse momento, junta um pouco de líquido que se solta da própria carne, espero secar, mexendo de vez em quando. Assim, depois de seca, coloco 2 colheres (sopa) de óleo de soja e 1/2 cebola picadinha ou em pétalas, dependendo do gosto do freguês. Refogo por uns minutos, até deixar tudo douradinho. Adiciono 1 colher (sobremesa) de amido de milho dissolvido em 1/2 xícara de shoyo (molho de soja) e 1/2 xícara de água. Mexo até engrossar por uns 5 minutos. Finalmente, para finalizar, acrescento 200g de broto de feijão lavado, escorrido e cru e uma pitada de açúcar. Acerto o sal, posso colocar nessa hora cebolinha picadinha. Mais uns 3 minutos no fogo e sirvo com arroz branco. Nada mais!
O broto de feijão cozinha com o calor do prato, portanto deixe-o crocante, retirando rapidamente da panela. Se quiser substitua o broto de feijão por broto de alfafa.
Simples, rápido, como prometido!