Bacalhau rápido e fácil demais
Estou cansada. Cansada com o que eu estava comendo e fazendo e vendo e lendo e até mesmo com os meus cansados pensamentos chatos de sempre. Tá louco! Há tantas outras coisas interessantes neste mundo. Por essas e outras, resolvi facilitar no prato de hoje. Pra que complicar, se da vida nada se leva a não ser a alegria de viver?
Fácil demais, realmente, acredite…
Fiz assim:
Comprei 400 g de lascas grandes de bacalhau, que além de mais baratas que as postas facilitam e agilizam na dessalga (economize comprando lascas, geralmente ninguém as quer e saem mais baratas mesmo). Basta lavar umas 3 vezes e pronto. Para se certificar de que não há em excesso, coloque um pedacinho na boca e verifique. Caso haja necessidade, deixe de molho por alguns minutos e lave novamente. Agora, se você resolver usar postas a receita não sai tão rápido assim… Dê preferência, portanto, às lascas, de boa qualidade, claro!
Comece a separar os legumes, a gosto… Desta vez, usei 2 tomates em rodelas, 1 cebola grande fatiada, 2 batatas em rodelas pré-cozidas (por uns 5 minutos), 150g de ervilhas tortas grosseiramente rasgadas, salsa picada, 1/2 pimentão verde e 1/2 pimentão vermelho em fatias grossas e 6 dentes de alho descascados inteiros. Deixei tudo reservado em potes e comecei a montagem numa panela grande.
Joguei dentro um bom fio de azeite no fundo. Montei em camadas:
- batatas
- tomates
- cebola
- ervilha torta
- pimentões
- bacalhau
- salsa picada
- 2 dentes de alho
Assim, repeti as camadas até acabarem os ingredientes.
Para finalizar, reguei tudo com 1 xícara de azeite.
Tampei e levei ao fogo baixo por 30 minutos.
Servi com arroz branco e nada mais! Precisa???
- 400 g de lascas grandes de bacalhau
- 2 tomates em rodelas
- 1 cebola grande fatiada
- 2 batatas em rodelas pré-cozidas
- 150g de ervilhas tortas grosseiramente rasgadas
- salsa picada
- 1/2 pimentão verde
- 1/2 pimentão vermelho
- 6 dentes de alho descascados inteiros
- azeite