Ai, como gosto desse doce, lembra-me a infância. O crocante da casquinha com o interior macio formam a dupla dinâmica perfeita. Minha vó fazia sempre! Eta, delícia isso!
Tudo começou quando fui ao supermercado e me deparei com uma bandeja de abóbora já cortada em cubos grandes. Não resisti, claro! Mal cheguei em casa e a cozinha me esperava. Na verdade, esse doce é bem simples, basta seguir as etapas de preparo para deixar a parte externa bem durinha.
Comecei diluindo 4 colheres de cal virgem (já tinha comprado antes, tem que ser o culinário viu?) em 2 litros de água. Joguei os cubos de abóbora dentro e lá ficaram por 2 horas.
Então, escorri tudo e lavei bem, para tirar o excesso da cal. Furei cada cubinho com um garfo, para que o sabor da calda penetrasse para dentro.
Preparei uma calda com 1 litro de água, 800g de açúcar e 5 cravos da índia. Basta juntar tudo, mexer bem e levar ao fogo até ferver. Deixei lá fervendo por uns 10 minutos e joguei a abóbora dentro.
Após 30 minutos já estava pronto. Retirei com uma espumadeira somente a abóbora numa compoteira e deixei a calda ferver mais para engrossar um pouco mais. Despejei essa calda na compoteira e levei na geladeira para servir.
- 4 colheres de cal virgem
- 1 litro de água
- 800g de açúcar
- 5 cravos da índia