Bolo Surpresa de Morangos

Massa:

6 ovos grandes (claras e gemas separadas)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de açúcar peneirado
200 ml de água
100 ml de óleo
3 xíc de trigo

Bata as claras em neve firme; sem parar de bater, coloque as gemas, continue a bater e acrescente o açúcar. Bata tudo muito bem. Despeje a água e óleo, ferventes, sobre a mistura que está batendo na batedeira (vá despejando devagar para que tudo fique bem agregado, esse creme subirá no máximo por uns dois minutos). Bata até misturar bem. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo e misture bem e delicadamente com o auxilio do fouet. Acrescente o fermento misturando devagar, também.
Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada.
Leve ao forno, entre 170º a 180º C, pré-aquecido, um máximo de 40 a 45 minutos.

Recheio:
4 caixinhas de morangos (reserve alguns para enfeitar)
Chantilly: (500 gramas de creme de leite fresco e 50 gramas de açúcar refinado com baunilha à gosto – Bater o creme de leite fresco bem gelado até formar ondas. Acrescentar o açúcar e as gotinhas de baunilha – bater mais um pouco, somente para misturar. Não bata demais senão vira manteiga.)

Cobertura: / Ganache:
*1 tablete de Chocolate meio amargo + ½ caixinha de creme de leite + 01 colher de chá de rum
*1 tablete de Chocolate branco + ½ caixinha de creme de leite
*Morangos inteiros
Derreter cada chocolate (picado) separadamente, pode ser no micro por 1 minuto e mais 1 min, se houver necessidade. Depois adiciona o creme de leite.

Montagem:
Escave a massa do bolo, deixando inteiro somente o equivalente a um dedo (fino) dos lados e embaixo da torta.
Essa massa, que foi retirada, rasgue-a em pedaços pequenos e misture com o chantilly e os morangos cortados grosseiramente. Envolva bem delicadamente, pra não virar uma maçaroca. Recoloque esse creme (massa e morangos picados com o chantilly) dentro da casca que ficou do bolo e ponha pra gelar por uma ou duas horas. Prepare o ganache de chocolate meio amargo e espalhe por cima, alisando com uma faquinha. Bote pra gelar, novamente. Após endurecer a primeira cobertura, espalhe o ganache de chocolate branco sobre o meio amargo. Depois é só enfeitar. Deixe na geladeira de um dia pro outro e depois é só correr pro abraço.
Simples, básica e gostosa. Não tem erro!

Detalhes/agradecimentos: Essa massa – maravilhosa para rechear – é de autoria da Cinthya. A confecção do bolo e as fotos é da outra Cintia, amiga culinarista.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *