Pãozinho com fermento natural

Este pão, também conhecido como ‘Pão de Cristo’, basicamente só pode ser feito se você receber o fermento de um amigo. Digo basicamente porque, pesquisando, encontrei a semente dele.
Agora todo mundo pode começar o processo que é bastante lento, mas realmente vale a pena.

Detalhe: Dizem que o Pão de Cristo leva esse nome porque a pessoa que faz tem que ter ‘uma paciência de Cristo’. Já ouvi dizer que é porque que faz o pão tem que fazer a ‘multiplicação do fermento’. Mas isso são só especulações…
Preparação do fermento:
1 vidro (litro) de fermento caseiro (leia abaixo como fazer)
1 litro de água morna
½ colher (sopa) de sal
6 colheres (sopa) de farinha
4 colheres (sopa) de açúcar
Para o pão:
1 vidro (litro) de fermento caseiro
½ colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de gordura (ou óleo)
3 colheres (sopa) de açúcar
farinha até dar o ponto
Modo de preparo
Para fazer este fermento, é necessário ter sempre 1 litro do fermento semente. Depois acrescente 1 litro de água morna, ½ colher de sal, 6 colheres de farinha e 4 colheres de açúcar. Misture todos os ingredientes. Guarde 1 litro do fermento semente na geladeira para fazer para a próxima vez.
Com o outro litro do fermento é feito o pão caseiro.
Mistura-se então, o fermento, ½ colher sopa de sal, 1 colher de gordura, 3 colheres de açúcar e a farinha até dar o ponto de bolo mais mole.
Coloque em uma bacia e deixe descansar por 12 horas.
Após acrescente mais farinha até ficar no ponto de pão mais duro.
Amasse bem e passe no cilindro.
Enrole os pães e deixe crescer.
Quando tiver já crescido levar ao forno por aproximadamente 45 minutos.
FERMENTO NATURAL
  • 50 gr de farinha de trigo
  • 50 gr de farinha de trigo integral
  • 75 ml de água

1. No primeiro dia, misture tudo em um recipiente vitrificado (vidro, cerâmica etc). A massa não deve ficar nem muito dura nem muito mole, sua consistência deve se aproximar à de purê de batatas.
2. Cubra com um pano de prato limpo ou papel absorvente, prenda com um elástico e deixe repousar em local escuro, ventilado, sem barulho ou trepidações.
3. No segundo dia nada deve ter acontecido.
4. No terceiro dia em diante, dependendo da região (temperatura) a atividade de microorganismos já pode ter iniciado. Essa atividade pode ser notada com o aparecimento crescente de bolhas de ar na superfície da mistura.
5. Quando a formação de bolhas for bastante evidente, indica que a mistura já fermentou e deve ser alimentada.
6. Junte 25g de farinha de trigo, 25g de farinha integral e cerca de 35ml de água. Misture tudo, torne a cobrir o pote e deixe mais 12 horas.
7. Após as 12 primeiras horas que seguiram desde a primeira alimentação verifique o fermento. Se estiver novamente com muitas bolhas na superfície é hora de alimentar novamente.
8. Continue alimentando o fermento a cada 12 horas por pelo menos 5 dias.
9. Após 5 dias alimentando o fermento diariamente, este já tem força e estrutura suficiente para ser transferido para um tupperware maior e passar a habitar a geladeira.
10. Alimente o fermento novamente (sempre com a mesma medida indicada de água e farinhas) após o fermento voltar a crescer já pode ser levado à geladeira.
11. De agora em diante alimente seu fermento 2 vezes por semana seguindo as instruções.
12. Quando o volume do fermento estiver muito grande, retire 1/3 da mistura (use, dê pra um amigo, ou simplesmente jogue fora).

Fonte do fermento natural AQUI
Não perca nadinha do que é publicado no Delícias 1001 . Assine nossa newsletter. É totalmente grátis!

26 comentários

  1. Deborah,
    Conhecia esse pão através das lembranças da minha infância..kkkkk
    Minha mãe sempre fazia ele…alias, antigamente era normal passar não só o fermento para o pão, como um iogurte que minha mãe passava para minhas tias, fazerem também.
    Agora, tenho a receitinha para tentar reproduzir.
    beijos

  2. Ando embromando pra fazer este fermento natural há um tempão, quem sabe eu me animo, deve ficar muito melhor do que com fermento comprado! Seu pãozinho tá delícia muito mais do que 1001!! rsrsrs Pegou meu ponto fraco :)

  3. Lu
    Nunca testei. Na verdade esse fermento é biológico e, em tese, poderia ser usado em qualquer receita. Mas não sei te dar certeza disso. Além de tudo tem que ver a quantidade que precisa ser usada para ter-se esse resultado…
    Se vc quiser testar, posta aqui pra gente, viu?
    Bj

  4. …há algum tempo, lá se vão mais de 20 de anos, ajudei a fazer um fermento para pão caseiro, não lembro de tudo, que era + ou – assim: 1 medida de sal, 2 medidas de açúcar e 3 medidas de farinha de trigo. Não lembro da quantidade de água, o certo é que após misturar tudo colocava-se em uma garrafa pet de 2 litros e levava-se à geladeira por alguns dias, com muito cuidado para não estourar a garrafa. Daí pegava-se qualque porção de farinha de trigo e ia acrescentando o fermento e um pouco de óleo até a massa dar o ponto.
    …se alguém souber do que estou falando me ajude publicando a receita completa…

  5. Olá, quero muito fazer esse pão, já tenho o fermento natural, mas estou com dúvidas… pego 1 litro do meu fermento natural e acrescento os ingredientes que estão na receita (água, sal, farinha e açucar)? depois disso terei 2 litros de fermento, ok? desse fermento que eu preparei, separo 1 litro e faço o pão, e o outro litro eu guardo para um próximo pão?

    • Lucimara
      Tente seguir direitinho as orientações,pq trabalhar com fermento caseiro não é moleza! Ele requer cuidados especiais e temperatura controlada.
      Bjs

  6. Olá Débora!
    Estou querendo fazer esse pão mas não compreendi direito qual a quantidade do fermento semente a ser usado na mistura de um litro de água, açúcar e farinha…

  7. Faço pães com fermento caseiro o famoso pão de Cristo tradicional e integral só com trigo integral, óleo de girassol, açúcar mascavo, ovo e coloco canela. Faço desde novembro de 2016 para vender e graças a Deus eu amo fazer e meus clientes amam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *