O arroz doce, tradicional de Portugal, é uma sobremesa preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela. Entre as famílias ricas de Portugal, ele era presença obrigatória em dias de festa. Daí a expressão “arroz-de-festa” para aquela pessoa que não falta em nenhum evento.
1 e ½ xícara de arroz lavado e escorrido
5 a 6 xícaras de água (depende se o arroz é do tipo mais durinho ou não)
1 litro de leite frio
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara de açúcar
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
1 gema de ovo peneirada
canela em pau
canela em pó para polvilhar
Em uma panela grande, cozinhe o arroz com a água e a pitada de sal até ficar com consistência de canja, cuidando para não secar completamente.
Junte o leite frio (separe ½ xícara) e a margarina. Mantenha em fogo baixo, mexendo com uma colher de pau até engrossar um pouco.
Acrescente o açúcar, o leite condensado e a canela em pau (que pode ser substituída por calca de limão ou laranja). Cozinhe em fogo bem baixo, mexendo com freqüência, até ficar bem cremoso.
Num pirex pequeno, misture a gema com o leite separado e jogue na panela mexendo sem parar para cozinhar bem a gema.
Transfira para uma compoteira grande ou em tigelas individuais.
Sirva polvilhado com canela em pau.
Um pouco de história: Este doce deverá ter entrado na península pela mão dos árabes. De fato, a introdução da cultura do arroz na Europa, deu-se com a entrada deste povo na península no séc. VIII. O próprio étimo arroz provém do árabe “ar-ruzz”.
Referências a este doce são já conhecidas em textos árabes. É o caso do “Tratado dos Alimentos” escrito em 1162 por ABŪ MARWĀN ZUHR em Sevilha. Num outro manuscrito anônimo do séc. XIII, sobre a cozinha Hispanho-Árabe, encontra-se uma receita deste doce, aqui com o nome de “Arroz com mel”. Aparece com este nome, pois nestas primeiras referências é utilizado mel e não açúcar.

meu marido adora esse arroz assim igual ao que fez!
Esse é o jeito que eu aprendi com a minha mãe, que tb aprendeu com a minh avó… Coisas de família! Receitas antigas e especiais!
Deborah querida… arroz doce não é meu forte… sinceramente não gosto muito, mas sempre faço pra galerinha aqui de casa…
ta anotada, pq tá lindo!
bjsssssssssss
Este comentário foi removido pelo autor.
Oi Deborah.
Tenta esta receita com leite de côco e côco ralado. Mas tira o ovo e o leite condensado. Fica muito bom também.
Sucesso!