Pudim de Claras
Para os adultos, pudim de claras remete à infância. Para as crianças, faz pensar em nuvens adocicadas com calda de caramelo.
Para o caramelo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1. Numa panela, coloque a água e o açúcar e mexa até dissolver. Leve ao fogo alto para caramelar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo.
2. Numa forma de pudim (com furo no meio), despeje o caramelo e, girando a fôrma, espalhe nas laterais. Reserve.
Para o pudim
8 claras
16 colheres (sopa) de açúcar
1. Pré-aqueça o forno a 120ºC (temperatura bem baixa).
2. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Adicione o açúcar aos poucos, batendo entre cada adição. Ao final, bata por mais 5 minutos.
3. Transfira as claras para a fôrma caramelada.
4. Leve uma assadeira ao forno, regue com um pouco de água fervente, coloque a fôrma com o suspiro no centro e deixe assar por cerca de 30 minutos, para que asse em banho-maria. O pudim deve ficar dourado por cima.
5. Retire do forno e deixe esfriar um pouco para desenformar (se ainda estiver quente, pode quebrar, e se ficar muito gelado, pode não soltar da fôrma).
6. Coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Levante a forma delicadamente para o pudim se soltar aos poucos.
Esse é demais. Tudo de bom e bem fácil. Muita gente não faz por traumas anteriores. Vale a pena experimentar fazer!
Fiz e aprovei. Muito bom mesmo.
Marcia Regina
Eu tenho traumas anteriores… ja “solei” duas vezes! e um ainda foi com minha mae! valeu pelas risadas, pois tiramos do forno, viramos pra fazer algo e qfo desviramos…puft! tinha solado!! e era pra levar no Natal da Vó….quem sabe neste ano tento de novo!bjMaura
Olha!
Há muito tempo eu tinha perdido minha receita de pudim de claras e graças á voce eu a encontrei é uma delicia esse pdim.
Com certeza vou experimenta-la hoje mesmo.
Obrigada.
Que bom, Anadelli.
Espero que faça e goste. Não tem erro. É só seguir a receita.
E obrigada por sua visita. Apareça sempre, viu?
Bj
Deborah