“Existem inúmeras receitas de cheesecake: com creme de leite, leite condensado, sour cream, suco de laranja, mel… A lista de variações é infinita, e o engraçado é que o termo “New York Style” se aplica a várias delas. Esta é a textura dos cheesecakes servidos lá: smooth, rich and decadent!”
Receita da amiga Cinara do blog Cinara´s place.
Massa:
1 pacote de bolachas maizena
5 colheres (sopa) de manteiga amolecida
Bata as bolachas no processador até virar uma farofa. Adicione a manteiga e misture bem. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de abrir de 23cm de diâmetro com a massa, pressionando com as pontas dos dedos. Leve para gelar.
Recheio:
750g de cream cheese
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de baunilha
1 pitada de sal
Pré-aqueça o forno a 180 graus (médio-baixo).
“Afofe” o cream cheese no processador, depois acrescente os ovos, um a um, pelo tubo. Adicione os demais ingredientes na ordem, batendo após cada adição. Depois de tudo misturado, bata mais 3 minutos sem parar. (O creme ficará borbulhando.) Não esqueça de limpar os lados da tigela para soltar o cream cheese.
Coloque o recheio na fôrma preparada com a massa de biscoitos e leve ao forno por 40 minutos, ou até a superfície dourar levemente e ao enfiar um palito ele saia úmido. Aumente o forno para 220 graus (médio-alto) e asse por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Leve para gelar e sirva com calda de framboesa, geléia de morango, goiabada cremosa, etc. O cheesecake dura até 3 dias na geladeira.
Observações importantes:
1) A menos que você tenha uma batedeira Kitchen Aid, ou outra de potência similar, eu não aconselho fazer este cheesecake na batedeira. Eu tenho uma Planetária, e ela não dá conta! Tem que ser no processador mesmo.
2) Para evitar rachaduras na superfície, um problema comum dos cheesecakes, assim que tirar o cheesecake do forno, vire um refratário sobre a fôrma para impedir que o calor saia muito rápido. Acho que papel alumínio também deve servir. Isso evita que o cheesecake esfrie rápido demais e rache. Comigo sempre funciona.
3) Ao contrário do que diz a receita, eu não costumo forrar a lateral da fôrma com a massa de bolachas maizena, mas apenas o fundo. Às vezes a massa da lateral fica queimadinha, e eu acho que isso interfere no sabor…
4) Este cheesecake eu cobri com goiabada cremosa, que comprei pronta e diluí um pouco mais com um pouquinho de água, em fogo baixo. Também adoro usar uma calda importada de frutas vermelhas, que às vezes encontro no Pão de Açúcar. É dinamarquesa, se não me engano…
5) A altura deste cheesecake não está correta. Ele deve ficar mais alto, e a fôrma redonda de 22 ou 23cm é a ideal mesmo. Eu fiz em uma forma maior para render mais.


Uma bela sobremesa, excelente para qualquer ocasião. beijinhos