Broinha de Milho Aerada

Uma das coisas que mais gosto de fazer é visitar padarias em outras cidades, quando estou à passeio (ou não!). Mais uma vez, valeu a pena a parada.
Essa broinha de milho ma-ra-vi-lho-sa, crocante por fora, toda fofa e com uma cova por dentro, encontrei na Padaria Primor, em Borda da Mata – MG.
Super gostosa, desafio alguém a descobrir a receita.
Tentei com o padeiro, mas em vão. Sabe como é, segredo de cozinheiro. (Embora eu insista em dividir minhas receitas com meus amigos…)

Aqui a receita:
  • 1/3 de xícara (chá) de fubá mimoso
  • 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 75g de manteiga sem sal
  • 3 ovos
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de semente de erva-doce (opcional)
  • Raspas de 1 limão-taiti (opcional)

Juntei o leite, a água, o açúcar, a manteiga, as sementes de erva-doce e o sal numa panela e levei ao fogo médio. Começou a ferver e adicionei a farinha com o fubá e mexi bem formando uma massa lisa. Cozinhou por uns dois minutos, sem parar de mexer, até formou uma camada fina de massa seca no fundo da panela. Coloquei a massa para a tigela da batedeira.

Bati em velocidade baixa para esfriar bem. Então, adicionei um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição. Depois do último ovo, deixei bater até formar uma massa brilhante.

Usei uma colher de sorvete para moldar as broinhas, colocando numa assadeira untada e enfarinhada com fubá, deixando um espaço entre cada uma para não grudar.  Polvilhei as broinhas com fubá e levei para assar em forno preaquecido a 220ºC (temperatura alta) por 15 minutos. Eles cresceram bem, não abra o forno até então. Após os 15 minutos iniciais, diminuí a temperatura do forno para 180ºC (temperatura média) e deixei assar por mais 25 minutos, até as broinhas ficarem douradas e firmes.

Retirei do forno e servi logo em seguida. Por serem ocas, também ficam ótimas recheadas.

Minha inspiração veio daqui.

Broinha de Milho Aerada
Ingredients
  • 1/3 de xícara (chá) de fubá mimoso
  • 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa cheia) de manteiga
  • 3 ovos
  • uma pitada de sal
  • 1 colher (chá) de semente de erva-doce (opcional)
  • Raspas de 1 limão-taiti (opcional)
Instructions

53 comentários

    • Eu fiz essa receita confesso que tive problema com os 1/3 ou3/4 mas elas ficaram maravilhosas, já tinha tentado várias vezes outras receitas e não davam certo!

      • Xícara chá e 240 grama.
        1/3 e 80 gramas
        E 3/4 seria 60 x 3
        Aqui eu tenho um kit de medidas com as duas opções 60 gramas e 80 gramas.
        De tanta fazer errado vi um apresentadora de culinária falar que estes medidores são indispensáveis para receita dar certo

  1. Puxa, acabei de postar uma receita dessa no meu blog: ontheflour.blogspot.com. Achei o método muito parecido com o de ‘carolinas’ e depois de pronto fica bem aerado por dentro. Muito fácil de fazer e rende um bocado. Bjinho.

  2. Debora, essa receita é mesmo um desafio, eu mesma já tentei algumas vezes e o resultado não foi tão oco assim, vou tentar hoje novamente, depois te conto.

    E aí, animada para o jantar??

    Bjuss!!!

  3. 1/5 L DE LEITE
    250 ML DE ÓLEO
    250 ML DE ÁGUA
    1 COLHER DE ERVA DOCÊ
    125 GRAMAS DE AÇÚCAR REFINADO OU CRISTAL

    MODO DE FAZER MISTURA TODOS OS INGREDIENTES NUMA PANELA E DEIXAR FERVER

    300 GRAMAS FARINHA DE TRIGO
    150 GRAMAS DE FUBÁ MIMOSO
    MISTURAR E PASSAR NUMA PENEIRA OS DOIS INGREDIENTES

    COLOQUE A FARINHA E O FUBÁ NOS OUTROS INGREDIENTES QUE FERVEU E FAZER UM ANGU

    DEPOIS DE FRIO MISTURAR 2 EM 2 OVOS ATER COMPLETAR 12 OVOS OU 13
    FAZER AS BOLINHA BOLENDO COM FUBÁ
    ASSAR FORNO CASEIRO 180 GRAUS DEPOIS DE 20 MINUTOS BAIXAR PRA 150 GRAUS OK !!!!! APROVEITE ESTA DELICIA TÁ BÃO UAI AASSSSS ADALBERTO JOIA EMAIL. adalbertojoia@hotmail.com

    • Luciana
      Essa receita eu me inspirei pelo site da Rita Lobo, veja abaixo no post.
      Fiz em casa e gostei!
      Tente novamente, vale a pena. Talvez valha a pena colocar o trigo, fubá e leite aos poucos para dar tempo deles irem “pedindo” mais. Nunca se sabe o tamanho dos ovos em ml, portanto muitas vezes temos que usar menos ou mais pós e líquido!
      Obrigada. Bj

  4. Olá Debora para enrolar a broinha peque uma xícara coloque um pouco de fubá dentro e gire a xícara em movimentos circulares até virar uma bolinha. Ela fica bem fofinha e põe pra assar. Aprendi com uma tia mineira

  5. Já fiz com o fubá de canjica mas não fica como as que a minha avó fazia, a recita é basicamente esta, não me lembro se ia farinha, com a batedeira ´mto mais prático, kkk, mas eu deixo a massa esfriar e incorporo os ovos 1 a 1 , bate bem a cada adição, depois pega se uma xic polvilha com fubá e vai girando a massa pra tomar o formato, não tinha pensado na colher de sorvete kkk. eu asso em forno elétrico e qdo já estiverem crescidas, aumente o dourador isso vai fazer elas estufarem ficarão ocas . minha vó fazia n forno á lenha, mas o efeito é o msm…. receitinha mineirinha

  6. Sempre que vou à Minas, passo numa paneteria que fica em Lindóia, e compro essa broa que amo demais. E a tua receita é espetacular, ficou igual. Amei fazer. Só tenho uma dúvida… Já comprei essa broa recheada com goiabada, mas como vou rechear se a massa é tão mole?
    Agradeço pela receita, bjoss

    • Oi, Maria Isabel
      Que bom q vc aprovou a receita. Mas não sei como te ajudar desta vez, com o caso de rechear as broinhas. E se , talvez, vc congelasse cubinhos de goiabada? Sugestão, não sei se daria certo. Depois volta pra contar pra gente.
      Agradeço sua participação. Convido vc a curtir nossa página no Facebook. https://www.facebook.com/delicias1001/
      Bjs

  7. Eu fiz essa receita maravilhosa ,depois de tentar várias vezes finalmente consegui obrigada! Confesso que tive problemas com as medidas, alguém postou que é muita farinha para pouca água, não é não eu também tinha convertido as medidas e iria dar errado é pouquíssima farinha de trigo e menos ainda de fubá.

  8. Que delicia de broa, fiz esta receita para meu filho que e apaixonado por broa, ate eu q nao sou muito fã, nao resisti acabeu cedendo a tentacao.
    Gostaria de saber se posso substituir a manteiga por oleo de coco e farinha integral

    • Ivone, essas substituições podem dar certo… ou podem não dar… Só testando para saber. Trocar a gordura, ok.
      Trocar a farinha, não recomendo.
      Depois volte contar. Obrigada Bjs

  9. Mineiro faz bem esta broinha,ou calcanchá rachado (kkkkk) mas com fuba de canjica.
    Com outra até pode ficar boa,mas não igual.Nas bandas de S.Paulo não se acha.
    É pena que ainda não venderam por aqui.Bjs

  10. Maravilhooosaaa, dobrei a receita pq aqui em casa comem até bolo solado kkk que não é minha especialidade. Mau terminou de assar já estavam com a mesa posta com vários recheios esperando. Comeram até com creme de avelã. Parabéns e muito obrigada

  11. Olá e a terceira receita de broinha que tento fazer as outras foram um desastre já estava querendo desistir!!! Mas fiz essa receita e ficou perfeita!! Parabéns e obrigada por compartilhar!

  12. Eu amei. Eu fiz e deu mais do que certo. Ficou uma delícia tanto que fiz 10 broas e comemos eu minha mãe tudo na mesma noite assim que assei. E justo eu que sou uma negação na cozinha. Meu forno funcionou em ponto nesse tempo, sendo que usava demorar mais.

  13. Por favor eu não só não sei que horas e onde coloca as rapas de limão. Se é no caldo que tá fervendo primeiro ou se ná massa depois que coloca os ovos, ou sé é nas bolinhas assim que molda. Socorro me ajuda nessa dúvida! Já ficou uma delícia sem, agora quero fazer com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *