Farofa de Pinhão

A temporada dos pinhões está chegando ao fim e corri ao mercado para garantir uma delícia que não pude deixar de experimentar em casa: farofa de pinhão.
Na verdade, cozinhei um tanto de pinhão, como me é de costume para esta época do ano… Mas o quórum foi baixo e não dei conta de todos os 700g comprados.
Jogar fora, never!
Desta vez me inspirei em uma viagem que fiz há anos para o sul do nosso Brasil, quando almoçamos numa churrascaria repleta de carnes, saladas e acompanhamentos, dentre eles a tal farofa. Nem sei se esta receita que publico agora existe, mas meu espírito de fuçadeira me levou a ela. Conforme fui desenvolvendo a delícia, as ideias foram fluindo e cheguei a isto aqui:

Descasquei os pinhões ainda bem quentes. Se estiverem mornos nem tente abrir, porque se quebram e enrijecem. Pesei e totalizaram 400g depois de limpos.
Bati rapidamente no processador para que ficassem moídos, mas não totalmente (deixei uns pedacinhos).
Numa panela, derreti umas 5 fatias de bacon picado em 2 colheres de azeite. Então refoguei 1/2 cebola ralada e o pinhão. Acertei os temperos com sal e pimenta-do-reino. Adicionei 1 tomate também.
No momento de servir, mexi com 1 colher de margarina, 1/2 copo de farinha de mandioca e cheiro verde.
Acompanha carnes em geral!

 

7 comentários

  1. Jotta e Rosley
    Para abrir com maior facilidade é só deixá-los quase que pelando de quente. Aperte atrás de cada um com um martelo ou coisa parecida. Eu uso um ‘aparelhinho’ comprado em Monte Verde há alguns anos.
    Mas não deixem de experimentar essa delícia por conta disso!
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *