Salada com molho de manjericão
Comer salada no inverno é difícil demais. A gente quer mais é uma comidinha quente, daquelas que dão sensação de conforto e bem-estar. Mas todos sabemos que não tem como fugir do necessário. E, mesmo sabendo que parece um ‘castigo’, toda nutricionista orienta que ingerir folhas é sempre importante. Isso é ponto pacífico! Não tem como negar!
Então, por que não criar maneiras mais gostosas para cumprir esse ‘mandamento’?
Este molho para saladas, preparado à base de manjericão, é sensacional. Tanto para o verão, quanto para o inverno. Para ele, não tem tempo ruim!
Eu faço assim:
Bato no liquidificador umas 30 folhinhas de manjericão fresco (neste caso, vieram direto de minha horta!), 2 dentes de alho, 2 colheres de queijo parmesão ralado, 1 xícara de azeite (o que realmente faz toda diferença), umas 6 colheres de aceto balsâmico, sal e pimenta vermelha.
A consistência é de um creme bem denso, que vai saborizar qualquer salada verde que se preze.
Desta vez, preparei uma com folhas de alface americana e romana, tomates picados, 1 xícara de grão de bico cozido, croûtons e queijo parmesão ralado. E usei minha tigela Sanremo, da linha Vizia, para sua montagem. Além do que seu design que é premiado, um verdadeiro charme, né? Ainda mais na cor verde.
Dicas:
1. Sempre cozinho 500g de grão de bico, para a viagem o gás. Cubro tudo com água numa panela de pressão por uns 20 minutos. Uso o que vou usar imediatamente e congelo o restante em saquinhos para outros usos, como este de hoje.
2. Preparei os croûtons com fatias da pão de forma integral, usando inclusive aquelas rebarbas do início e fim. Como eu faço está AQUI.
Aproveito para te apresentar minha outra tigela maior da linha Vizia Sanremo, desta vez preta, onde acomodo minhas frutas.
linda, colorida e bem gostosa
É pesto?
Lili
De acordo com meus conhecimentos, o pesto é utilizado basicamente em massas.
Pesquisando no Wikipedia, “o molho pesto é composto de folhas de manjericão amassadas com azeite, pinhões, alho e sal. Após adicionar o molho à massa cozida, adiciona-se uma porção de queijo parmesão ou pecorino.”
Neste meu caso, há também aceto balsâmico, que dá um sabor mais ácido à salada.
É claro que cada um usa o molho onde deseja, mas devo te confessar que este aqui é ímpar.
Bjs