Costelinha com polenta cremosa

Gente… Encontrei um açougue perto de casa que vende carnes com corte diferenciados…
Como é bom poder sair da prisão do supermercado para poder selecionar o que preparar na cozinha, né?
Desta vez, a costelinha suína estava suculenta já a partir do balcão.
Comprei 1kg e fiz assim:

Temperei os pedaços de costelinha com suco de limão, sal, alho espremido, cheiro verde picado e pimenta do reino branca. Deixei que descansassem por 30 minutos.

Depois, refoguei tudo numa panela grande em um fio de óleo até que tudo ficasse bem dourado. Devagar, fui jogando água aos poucos, para que cozinhasse bem. Era um pouquinho de água, mexia, esperava que secasse e botava mais água. Serviço de paciência. O sabor ‘cala’ na carne, fica fantástico.

Quando a carne estava bem macia, retirei com cuidado para não soltar do osso e reservei.
Joguei naquela mesma panela 1 cebola grande fatiada em pétalas e deixei que fritasse bem.
Acomodei sobre a costelinha e servi com uma polenta cremosa, feita com fubá pré-cozido (leia mais abaixo).
Sen-sa-ci-o-nal!!!

Dica: Sem muito lero-lero… Para a polenta, tempere a água com alho frito, jogue o fubá e mexa até engrossar bem. Então, deixe ferver para que fique bem cozido. Como eu gosto de polenta mais mole, eu coloco 2 xícaras de fubá para 1 litro de água temperada.

Mitos da Carne Suína – Leia AQUI
Liberte-se…

7 comentários

  1. TA COM UMA CARA OTIMA, TB FAÇO ASSIM QUANDO EU FAÇO CARNE DE PORCO AQUI EM CASA VOU COLOCANDO UM POUQUINHO DE AGUA, PARA FICAR BEM COZIDA. HÁ MAIS UMA VEZ UM SENHORA ITALIANA ME DISSE QUE EU SEMPRE TEMPERASE A CARNE DE PORCO COM VINHO PQ ELE AJUDA A ELIMINAR O QUE PODE FAZER MAU NA CARNE DE PORCO.

  2. Juliana
    Essa história de doença provocada pela ingestão de carne suína não se trata de um MITO
    de que transmitiria a cisticercose. Porém, a doença pode ser provocada por qualquer tipo de carne (suína ou bovina) ou verduras e frutas mal lavadas. Atualmente, com as técnicas utilizadas nas suinoculturas, é praticamente impossível a contaminação. Os animais criados soltos têm maior probabilidade de transmitir o problema. A contaminação por carne bovina ainda é alta, pois os animais necessitam de pastagens.
    Certo?
    Liberte-se…
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *