Há algum tempo, assisti na tv alguém preparando esse bolo Souza Leão, que trata de uma receita tradicional de famílias pernambucanas e é considerado um dos mais antigos doces brasileiros. A receita original contém mandioca, leite de coco, açúcar, manteiga e muitas gemas de ovos. Tudo isso resulta num bolo cremoso, quase um pudim firme.

O nome Souza Leão deve-se à família criadora da iguaria no século XIX. Como alguns ingredientes eram originalmente europeus, foram substituídos por produtos nacionais, facilmente encontráveis na região.
Fiquei babando e aguardando o dia em que prepararia em casa essa delícia… Até que recebi da amiga-blogueira Sadhia Hage um arquivo com diversas receitas e, dentre elas, o tal bolo simplificado.
E daí pra frente você pode imaginar o que aconteceu.
Olhe o resultado na imagem acima e repita o sacrifício em sua casa também.
Alguns ajustes:
1. Ao untar a forma, deixei uma fina camada de açúcar na base para que o bolo ficasse brilhante. Faço o mesmo com os quindins.
2. Usei uma forma com diâmetro 20cm (teimosa eu) e o bolo cresceu e derramou no forno. Na próxima vez, usarei uma maior. Não quero limpar forno anymore.
3. Não achei a mistura para bolos da Fleishmann no supermercado. Usei a da marca Renata.
4. Usei manteiga com sal e retirei o sal da receita.
5. Só isso! A receita é fantástica e foi aprovadíssima!

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *