Sopa-creme de raízes

O tempo esquentou, eu bem sei! Mas acredito que uma sopa-creme para fechar o dia um alimento fantástico: conforta o corpo e a alma, aquece, acalma e, ainda por cima, sustenta! Precisa de algo mais?
Eu curto cremes bem encorpados, com caldo grosso e que dá sensação de satisfação garantida. Se esse não for o seu caso, afine o caldo com mais água para esta receita.
A ideia partiu do princípio de facilitar o momento do preparo, usando mandioca já cozida, talvez uma sobra de outro prato, por quê não?!? Eu tinha por volta de 1 xícara dela na minha geladeira e a aproveitei para deixar o prato mais cremoso e substancioso. Hum…

Fiz assim:
Levei ao fogo, numa panela grande, um fio de azeite com manteiga e umas fatias de bacon picadinho à vontade; eu exagero no bacon, sei, mas é o que dá o sabor à essa sopa-creme. Então, acrescentei 1/2 cebola ralada, refoguei bem e juntei a mandioca cozida com 2 mandioquinhas cruas em rodelas e 1 batata doce pequena em cubos. Deixei fritar tudo muito bem, até quase desmancharem. Daí coloquei água até cobrir tudo e deixei ferver lentamente, com a panela semi-tampada, até que tudo desaparecesse, formando um caldo bastante denso. Acertei o sal, com 1 cubinho de caldo de galinha, mas isso pode ser substituído por sal e pimenta do reino. Finalizei com cebolinha picada e servi imediatamente.
Para acompanhar, os mais famintos podem ter croûtons (veja aqui como fazer e economizar $) ou pãezinhos temperados com azeite e ervas.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *