
Estava bastante úmido, macio e saboroso. Perguntei ao garçom detalhes sobre ele, mas foi em vão: ele não falava inglês e não se fazia compreender. Resultado: comunicação ‘zero’. Resolvi degustá-lo com mais atenção para reconhecer seus sabores. O limão estava bastante presente, certamente, em sua calda que por ele escorria. Dentro, sementes de chia pontilhavam vividamente.
Voltei salivando e pesquisei muito, chegando a essa receita aqui. Mexi em alguns ingredientes, equilibrei outros… Adoro fazer alquimias!
Eis a receita final:
- ¾ xícara de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres (sopa) de sementes de chia
- 3 ovos inteiros
- 100g de iogurte natural
- 2 xícaras de farinha de trigo
- raspas de 2 limões
- 2 colheres (sopa) de suco de limão coado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Misture a farinha com as sementes de chia, o fermento e reserve.
Numa batedeira, bata a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos e o iogurte. Em velocidade mais reduzida, adicione os ingredientes (pós) reservados. Por último, coloque o suco e as raspas de limão.
Acomode numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio 180C por 30 minutos, ou até que esteja dourado e assado. Espete um palito de madeira no centro da assadeira para verificar isso.
Enquanto assa, faça a calda rala com 1 xícara de açúcar, ½ xícara de suco de limão coado e 1 ½ xícara de água. Ferva por 10 minutos, desligue o fogo e deixe amornar para empregar.
Retire o bolo do forno e, ainda quente, jogue por cima a calda. Se gostar, polvilhe coco ralado por cima.
Se desejar, pode substituir a chia por sementes de papoula.
