Mais uma participação de minha irmã no Delícias1001. A Kátia está surpreendendo toda a família e se superando a cada receita que prepara. Também, com os elogios que têm recebido…ninguém é de ferro.
Este cuscuz ela aprendeu com seu amigo Nelson e desenrolar a receita está cada vez mais fácil pra ela, que costumava fugir da cozinha!
Imaginem só que o preparo veio em dia de visita em sua casa, com sobrinhos famintos e marido e filho apreensivos: afinal, daria certo nos finalmentes?!? Claro que sim! A foto acima comprova isso e até vídeo tem para comprovar sua autoria da delícia…
- 2 cebolas
- azeite a gosto
- 4 latas de tomates cozidos tipo Pelatti
- 3 latas de sardinha no azeite
- 4 colheres (sopa) de milho cozido
- 4 colheres (sopa) de ervilha
- 4 colheres (sopa) de palmito picado grosseiramente
- 4 colheres (sopa) de azeitonas sem caroço
- 1 maço inteiro de cheiro verde picado
- 350g de farinha de milho em flocos
Refogar as cebolas em azeite o suficiente (200ml). Colocar os tomates enlatados e desmanchar na colher (eu usei o mixer) até chegar no ponto de molho. Ferver por aproximadamente 40/45 min.
Em separado, amassar a sardinha com o garfo até ficar num ponto de patê, sem pedaços! Misturar no molho e verificar o sal.
Colocar os legumes. Mexer por 10 min.
No final, colocar todo o cheiro verde.
Aos poucos, colocar a farinha de milho mexendo sempre. Não será usado toda a farinha, portanto vá agregando sem pressa.
O ponto ideal é quando a massa já estiver ficando pesada na panela (de mexer) e você colocar um tantinho na palma de sua mão. A massa deve deslizar levemente , sem despedaçar. Caso isso aconteça, coloque um pouquinho de água para afinar.
Untar uma forma com furo e enfeitar as laterais com azeitonas, tomates, ovos… Acomodar a massa já cozida dentro, nivelando o topo.
Deixar esfriar naturalmente, sem geladeira. Desenformar e ver provar a delícia!!!
Só isso!

Eu como marido sou supeito , mas que estava bom estava.