Gratinado de batata e alho poró
O sabor do alho poró, suave como ele só, me surpreende a cada prato que preparo. Sei que não espero muito dele, enquanto muita gente o julga como ‘frescura’. Mas, no final das contas, ele imprime um particular, refinado mesmo! Neste caso, em companhia com a batata (bem sem graça por si só) formam um par infalível! Vale a pena experimentar, com toda certeza, viu?
Após lavar bem 2 talos de alho poró, eu fatiei a parte mais clara dos talos, em rodelas. Numa panela, refoguei uma colher (sopa) de manteiga (ou margarina) e um dente de alho picadinho, em fogo baixo. Depois, acrescentei o alho-poró e uma pitada de sal. Desliguei o fogo, juntei 250ml creme de leite (fresco ou de caixinha) e 1/2 xícara de queijo ralado (eu coloquei o emental, mas pode ser qualquer um). Reservei.
Descasquei 4 batatas médias, cortei em rodelas grossas, com mais ou menos 1cm de espessura. Cozinhei em água com sal por somente 5 minutos de fervura, até amolecer levemente.
Peguei uma travessa refratária para a montagem, untando-a com com margarina. Em camadas, coloquei algumas rodelas de batatas, metade do creme de alho-poró, outra camada de batata e finalizei com mais uma camada do creme. Polvilhei com queijo parmesão ralado e levei ao forno para gratinar por uns 25-30 minutos, até dourar bem.
- 2 talos de alho poró
- 1 colher (sopa) de manteiga (ou margarina)
- 1 dente de alho picadinho
- sal
- 250ml creme de leite (fresco ou de caixinha)
- 1/2 xícara de queijo ralado
- 4 batatas médias

que delicia de receita, anotada!
boas as informa
conteudo bem elaborado
Muito boa essa receita, fiz e todos amaram! Muito obrigada, oie postar receitas deliciosas assim.