Ir à feira, para mim, não é nenhum sacrifício. Adoro sentir o cheiro das frutas, ver as cores dos legumes e o brilho das verduras. Até a barraca de peixes tem seu charme, afinal como seria a feira sem eles? Os pastéis fritos na hora são a perdição do momento, geralmente antes do almoço é melhor evitá-los, pelo menos é o que tento fazer, a não ser que a vontade seja absurda! A barraca da pamonha e curau, a dos ovos e também a das peças para fogão, como esquecer?
Bem, fiz meu passeio outro dia numa feira tradicional em minha cidade e gastei pouco e enchi a geladeira. Costumo comprar bacias de legumes, assim tudo já está escolhido e com preço justo.
Numa dessas, escolhi algumas beterrabas e o feirante me ofereceu as folhas também, ele iria jogar fora. Pensei no desperdício e tomei aquilo como desafio. O que preparar?
Não quis arriscar muito e fui no tradicional.
Fiz assim:
Lavei bem as folhas de beterraba, empilhei todas e fatiei bem fininho.
Numa panela grande, coloquei um bom fio de azeite e uns 3 dentes de alho espremidos. Refoguei as folhas de beterraba com um pouco de sal, em fogo alto, mexendo para evaporar a água (vermelha) que se formou. Engraçado, embora a verdura (folha) seja verde bem escuro, o caldo era vermelho. Chame a criançada nessa hora e mostre a eles essa ‘mágica’.
Em poucos minutos o refogado já estava pronto e super saboroso.
Resultado: uma verdura tenra, deliciosa e com nutrição garantida. Aprovado!
- azeite
- 3 dentes de alho espremidos
- folhas de beterraba
- sal

