Patê de Berinjela (‘meu’ Babaganuche)
Taí uma coisa que detesto: publicar receitas tradicionais ou típicas de algum povo ou país. Basta a gente dar uma modificada que lá vem a crucificação! E mudar receita é comigo mesmo… Gosto de facilitar, de deixar mais prática e barata, ou ainda rápida.
E, claro, isso aconteceu com esse patê de berinjela, também conhecido por babaganuche. Por isso chamei no título de ‘meu’, afinal não coloquei alguns temperos como tahine ou pimenta síria. Fiz do meu jeito e pronto!
E devo confessar que o resultado ficou tão bom ou melhor que muitos que já andei comendo por aí. Olha a modéstia! (Hehehe)
Pra facilitar, economizar tempo e gás, comecei o preparo assando as berinjelas no microondas. Em poucos minutos já estava com tudo pronto para ser saboreado.
Vamos lá?
Separei 2 berinjelas grandes, sem furinhos (ou vestígios de bichinhos) e lavei bem. Perfurei com um garfo, umas 5 vezes cada. Coloquei dentro do micro umedecidas cobrir nem nada, por 7 minutos, potência alta. Após esse tempo, virei e liguei mais 5 minutos.
Aí, então, elas já estavam amolecidas e com a casca murcha.
Abri ao meio com cuidado, pois ainda estavam quentes. Com a ajuda de uma colher, raspei toda a polpa delicadamente, desprezando a casca.
Numa panela média, coloquei 1/2 xícara de azeite e 3 dentes de alho espremidos. Fritei levemente e juntei a polpa das berinjelas. Mexi bem e liguei o mini processador dentro da panela, batendo rapidamente. Caso você não tenha, deverá picar a polpa com uma faca antes de refogar. Acertei o sal, a gosto. Desliguei o fogo e coloquei 1 dente de alho amassado (cru), para dar certa picância.
Pra finalizar, coloquei umas 10 folhinhas de hortelã bem picadinhas.
Nada mais…
Uns pãezinhos e torradinhas e tava pronto o petisco mais gostoso do mundo.
- 2 berinjelas grandes
- 1/2 xícara de azeite
- 4 dentes de alho
- sal, a gosto
- 10 folhinhas de hortelã bem picadinhas.
Amei e gostei! Bjs
Adoro suas receitas! Parabéns.bj
Uma delícia vcs não acreditam fiz recheio de pastel de forno eu não passei pelo multiprocessador