Pão de alho do Jamie Oliver
Zapeando pela internet, caí nessa receita que me deu coceira. Enquanto não a reproduzi, não sosseguei. O Jamie Oliver muitas vezes faz um estardalhaço para pouca coisa, gosta de se mostrar e faz um marketing pessoal pesado. Pensando assim, fico sempre com um pé atrás para asssitir seus programas ou para me render a suas delícias. Mas isto não aconteceu com esses pães, que ele chamou de ‘Tear and share garlic bread‘, algo que pode ser traduzido como ‘Pão de alho para rasgar e dividir’. Estranho, né? Explico: Como, ao assar, eles ficam todos grudados, precisamos puxar um pãozinho, rasgando e dividindo com as pessoas, como num picnic.
Li rapidamente a receita, corri para minha despensa e não encontrei dificuldades para os ingredientes, coisas que toda casa tem.
Devo passar adiante, afinal é para isso que estou aqui, né?
Fiz assim:
Separei 800 g de farinha de trigo (coloquei um pouco menos) e misturei com 1 sachê de fermento em pó biológico seco e uma pitada de sal. Aos poucos, adicionei 550ml de água em morna. Fui amassando, até formar uma bola homogênea. Cobri com um plástico e deixei dobrar de volume.
Enquanto isso, misturei os ingredientes da manteiga de alho:
- 1 cabeça de alho
- 500 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- raspas de 1 limão
- salsinha bem picada
- 1 colher (chá rasa) de pimenta caiena
Quando a massa estava crescida, sovei bem a massa e formei bolinhas que dispus numa assadeira untada com 1/3 da manteiga de alho e polvilhada com farinha de rosca.
Deixei crescer mais uma vez. Coloquei um pouco de manteiga de alho (1/3 do total) sobre cada bolinha de massar e levei assar em forno pré aquecido 180ºC.
Pouco antes de finalizar, coloquei o último 1/3 de manteiga sobre os pães, até dourarem.
Servi imediatamente.
Aprovado!
- 800 g de farinha de trigo
- 1 sachê de fermento em pó biológico seco
- sal
- 550ml de água
- 1 cabeça de alho
- 500 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 limão
- salsinha bem picada
- pimenta caiena
Quantos minutos você deixou no forno?
Cristina
O tempo de forno depende de cada forno. Eu deixei até dourar. Olhe por debaixo de um pãozinho para saber se está corado também.
Ok?
Bj