Torta Especial de Bacalhau
Mais uma ideia para as festas de fim de ano com confraternizações que não têm fim! Os amigos de infância, os colegas de escritório e a família, todo mundo quer se reunir para comemorar a vida, assim ficamos com os corações limpos pra iniciar mais um ano que logo começa!
Assim, o que preparar? Muitas vezes temos que levar algo para a reunião e o quê, afinal??? Que dúvida!
Pois bem, hoje trago uma torta deliciosa e, acreditem, barata, pelo impacto que traz. Todo mundo acha que pratos com bacalhau tem que custar o olho da cara, mas esse aqui tem outros ingredientes que barateiam o custo final.
Vamos lá?
Comecei pelo recheio, que deve esfriar antes de montar a torta.
Dessalguei 200g de lascas de bacalhau em água corrente,lavando muitas vezes até você tirar um teco e provar o sal. Normalmente isso basta. Caso o sal insista em ficar, deixe de molho por 1 hora ao menos. Mas eu nunca faço isso. Mesmo! Só lavo e sempre dá certo. As lascas de bacalhau são bastante baratas pois é o resultado do que foi ‘perdido’ após os cortes do lombo e partes do peixão! Compro sempre e vale a pena, viu?
Numa panela grande, levo 1/2 xícara de azeite e 2 dentes de alho laminado ou picado. Refogo rapidamente. Desligo a panela e acomodo em camadas lascas de bacalhau, fatias de pimentão verde e vermelho, rodelas de 1 cebola, 100g de azeitonas verdes picadas, 2 batatas em rodelas (ou em cubos grandes), 3 tomates sem pele com as sementes, picados em pedaços bem grandes e salsa. Tudo em camadas. Tampo a panela e levo em fogo baixo por uns 30 minutos, até que as batatas estejam cozidas.
Enquanto isso, preparo a massa.
Misturei numa tigela:
- 1 ovo inteiro
- 1/2 xícara de água
- 3 colheres de margarina
- uma pitada de sal
Fui colocando trigo até que a massa se soltasse das mãos. Aproximadamente umas 3 xícaras. Formei uma bola, embalei num saco plástico e levei à geladeira até que o recheio estivesse frio.
Então, chegou a hora da montagem.
Abri 2/3 da massa sobre uma travessa refratária. escorri o recheio numa peneira para que o caldo saísse. Acomodei esse recheio sobre a massa e fechei com o outro 1/3 de massa que havia reservado.
Enfeitei com tiras de massa que saíram na montagem. Pincelei uma gema batida por cima e levai ao forno 180C até dourar bem, uns 30 minutos.
Sucesso!!!
- 200g de lascas de bacalhau
- 1/2 xícara de azeite
- 2 dentes de alho
- pimentão verde e vermelho
- 1 cebola
- 100g de azeitonas verdes
- 2 batatas
- 3 tomates
- salsa
- 1 ovo inteiro
- 1/2 xícara de água
- 3 colheres de margarina
- 3 xícaras de farinha de trigo