Todo post tem historinha? Pois bem, alguns sim, outros não, mas este tem!
Hoje vou falar sobre feijões…
Sempre acreditei que o melhor tipo de feijão para preparo diário fosse o ‘carioca’, presente na mesa dos paulistas principalmente. Os cariocas, diferentemente do nome, costumam saborear o feijão preto em suas refeições diárias. Para nós, paulistas, este feijão é perfeito para uma feijoada, dessas recheadas de delícias tipo paio, linguiça, bacon, costela e o que mais vier. Por sinal, tenho uma receita aqui no Delícias fantástica e light. Recomendo AQUI. O branco, então, num cassoulet é fantástico. Adoro!
Mas o desafio vem no consumo de um tipo de feijão não usual. Já provei o rosinha, o rajadinho, o bolinha, o fradinho… mas nenhum me rendeu um caldo grosso e saboroso, por mais que eu me esmerasse nos temperos e acompanhamentos.
Passeando pelo supermercado, encontrei o feijão de corda, que nada tem a ver com o nome, sem corda nem nada disso. Um feijão mais miúdo, claro e uniforme, sem defeitos. Aparentemente, já aprovei de primeira. Faltava apenas o teste da panela. Arregacei as mangas e fui pra cozinha. Será que daria certo ou seria outro furo n’água?
Minhas impressões deixo ao final deste post, logo após o meu modo de preparo:
Foi assim:
Cozinhei em água que o cobrisse 250g de feijão de corda por 15 minutos em panela destampada, até amolecer ligeiramente, sem derreter. Reservei.
Em separado, levei numa outra panela um fio de óleo, 100g de bacon picado; depois 100g de linguiça defumada picada e 100g de carne seca dessalgada e cozida. (Sempre tenho um tantinho de carne seca cozida e congelada, assim economizo e facilito o preparo dos pratos quando quero)
Fritei bem até ficar crocante, juntei cebola batidinha, 1/2 pimentão picado (eu usei o amarelo)e o feijão cozido. Acertei o sal e deixei ferver para tomar gosto. Acrescentei cheiro verde picado e 1 xícara de farinha de mandioca crua. Coloquei a farinha aos poucos para que não formasse algo duro e desastroso.
Servi imediatamente.
O resultado? Adoramos!!! Foi aprovadíssimo este novo tipo de feijão em minha casa. Vou prepará-lo mais vezes, ô se vou!!!